TRAJETÓRIA ASSISTENCIAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO E NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Care Trajectory as a Methodological Strategy
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249656Palavras-chave:
Ensino, Educação em Enfermagem, Sistema de Aprendizagem em Saúde, Universidades, Atenção à SaúdeResumo
Introdução: Formar profissionais engajados com sua realidade social é um compromisso institucional. Objetivo: Descrever as contribuições da adoção da trajetória assistencial como estratégia metodológica para o ensino e a extensão universitária, com vista a compreensão dos benefícios dessa abordagem na formação acadêmica. Método: Relato de experiência com análise documental e revisão narrativa reflexiva sobre a utilização da trajetória assistencial no ensino e na extensão universitária proveniente da experiência em uma universidade pública do estado de Mato Grosso, envolvendo estudantes, docentes e profissionais de saúde, no período de 2021-2023. Estudantes e extensionistas realizaram visitas domiciliares para coletar trajetórias assistenciais, seguindo critérios específicos e um roteiro estruturado. A análise baseou-se na formação cidadã e na cogestão. Resultados: A trajetória assistencial é uma estratégia metodológica inovadora e eficaz para o ensino e extensão universitária no campo da saúde e sua adoção promoveu aprendizagem contextualizada e o desenvolvimento de competências interdisciplinares. A prática possibilitou uma compreensão aprofundada das diretrizes do Sistema Único de Saúde e da realidade dos usuários, facilitou a análise de pontos críticos no sistema de saúde e a formulação de intervenções, reforçando a necessidade de cogestão e colaboração interprofissional para a melhoria contínua do acesso aos serviços de saúde. Conclusão: A trajetória assistencial beneficia o ensino e a extensão universitária como estratégia metodológica, contribuiu para uma aprendizagem contextualizada, mas que para transformação social requer abordagem crítica e reflexiva por meio da cogestão.
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