TRAJETÓRIA ASSISTENCIAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO E NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Care Trajectory as a Methodological Strategy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249656

Palavras-chave:

Ensino, Educação em Enfermagem, Sistema de Aprendizagem em Saúde, Universidades, Atenção à Saúde

Resumo

Introdução: Formar profissionais engajados com sua realidade social é um compromisso institucional. Objetivo: Descrever as contribuições da adoção da trajetória assistencial como estratégia metodológica para o ensino e a extensão universitária, com vista a compreensão dos benefícios dessa abordagem na formação acadêmica. Método: Relato de experiência com análise documental e revisão narrativa reflexiva sobre a utilização da trajetória assistencial no ensino e na extensão universitária proveniente da experiência em uma universidade pública do estado de Mato Grosso, envolvendo estudantes, docentes e profissionais de saúde, no período de 2021-2023. Estudantes e extensionistas realizaram visitas domiciliares para coletar trajetórias assistenciais, seguindo critérios específicos e um roteiro estruturado. A análise baseou-se na formação cidadã e na cogestão. Resultados: A trajetória assistencial é uma estratégia metodológica inovadora e eficaz para o ensino e extensão universitária no campo da saúde e sua adoção promoveu aprendizagem contextualizada e o desenvolvimento de competências interdisciplinares. A prática possibilitou uma compreensão aprofundada das diretrizes do Sistema Único de Saúde e da realidade dos usuários, facilitou a análise de pontos críticos no sistema de saúde e a formulação de intervenções, reforçando a necessidade de cogestão e colaboração interprofissional para a melhoria contínua do acesso aos serviços de saúde. Conclusão: A trajetória assistencial beneficia o ensino e a extensão universitária como estratégia metodológica, contribuiu para uma aprendizagem contextualizada, mas que para transformação social requer abordagem crítica e reflexiva por meio da cogestão.

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Biografia do Autor

Josué Souza Gleriano, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Mato Grosso - Brasil

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail josuegleriano@unemat.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5881-4945

Monylla Gomes Ludwig, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Acadêmica de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail:monylla.ludwig@unemat.br , ORCID https://orcid.org/0009-0000-9460-5198)

Whagda Keren Alves Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Acadêmica de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: whagda.keren@unemat.br, ORCID: https://orcid.org/0009-0006-4628-4784

Vinícius de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Acadêmico de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: oliveira.vinicius@unemat.br, ORCID: https://orcid.org/0009-0006-2879-7340

Hellen Gomes Santanna Dantas, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Acadêmica de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: hellen.gomes@unemat.br ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6906-1051

Dienefer Jaqueline Feix Rodriques, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: dienefer.feix@unemat.br, ORCID https://orcid.org/0009-0008-0056-2712

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde