Praticantes de Atividade Física: Atenção e Aptidão Motora
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n33.1823Abstract
Introdução: Mudanças fisiológicas ocorrem com o passar dos anos, como as alterações nas funções cognitivas: memória, raciocínio, percepção e coordenação motora. Objetivo: Investigar a atenção e aptidão motora de indivíduos participantes de atividades físicas. Materiais e métodos: O estudo de corte transversal foi composto de 32 indivíduos com 54,4±6,6 anos. Utilizaram-se como instrumentos: formulário de informações pessoais; Teste de Trilhas – TMT, parte A e B, (Reitan, 1958) e Escala Motora adaptada - EMTI (Rosa Neto, 2009). Resultados: Observou-se que 50% apresentaram déficit de atenção no TMT (parte A) e que a classificação média da aptidão motora foi "normal médio", assim como a classificação das variáveis que compõem a aptidão motora: motricidade global, motricidade fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Conclusão: Apesar de a aptidão motora apresentar-se adequada, são necessários cuidados com o déficit de atenção nos praticantes de atividades físicas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).