ESTUDO ELETROMIOGRÁFICO DE MÚSCULOS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO DURANTE A MASTIGAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol1n1.491Palabras clave:
eletromiografia, músculos da mastigação, goma de mascar.Resumen
O objetivo deste estudo foi comparar o comportamento de alguns dos principais músculos da mastigação (M. temporal, porção anterior, M. masséter e MM. suprahióideos), com a utilização de duas marcas comerciais de goma de mascar A e B e dois materiais insípidos, Rolinho de Algodão e Parafilm.M.®, através de análise dos sinais eletromiográficos. Participaram deste estudo dez (10) voluntários, do sexo feminino, adulto/jovem, com idade variando de 18 a 27 anos, com normo oclusão, e sem história de disfunção craniomandibular. A atividade mastigatória foi realizada com o voluntário sentado com o plano de Frankfurt posicionado paralelo ao solo. Para tanto, foram realizados exames eletromiográficos dos mm. temporais, porção anterior e masséteres, bilaterais e supra-hióideos, bilateralmente; utilizando-se mini-eletrodos passivos de superfície. Os voluntários foram orientados a mastigar bilateral e simultaneamente cada um dos produtos, em seqüência aleatória. Para o estudo da atividade mastigatória os traçados eletromiográficos foram tratados através de retificação, envoltório linear e normalização, de forma que o coeficiente de variação resultante do processamento fosse analisado comparativamente. Todos os dados foram tratados pela Análise de Variância Univariada e Multivariada. Os resultados do estudo demostraram que não existiu diferença estatística fortemente significativa entre o material Rolinho de Algodão e Parafilm. Estes produtos revelam que no contexto geral ambos são indicados para execução do exame eletromiográfico, pois apresentam menor variação com relação aos demais produtos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).