ESTADOS DE HUMOR E FATORES ASSOCIADOS DE NADADORES EM PERÍODO COMPETITIVO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n40.2197Palavras-chave:
Humor, Atletas, Natação, SonoResumo
Aspectos psicológicos de atletas podem ser decisivos nos seus resultados e apresentam variações e influências de outros fatores, como o sono e treinamento. A natação exige diversas capacidades dos atletas, assim este estudo buscou analisar os estados de humor e fatores associados de nadadores em período competitivo. Participaram da pesquisa 54 atletas com idade entre 12 e 32 anos que participaram de uma etapa do campeonato Catarinense de natação. Foram utilizados o Questionário de Caracterização Geral de Atletas de Alto Rendimento e a Escala de Humor de Brunel (BRUMS), aplicados no momento pré competição. A análise descritiva das variáveis foi realizada por meio de média e desvio padrão e para comparação dos estados de humor de homens e mulheres, tempo de prática, nível esportivo que competem e o resultado da competição foi utilizado o teste U de Mann-Whitney. A maioria dos atletas dedica-se exclusivamente ao esporte, não faz uso de medicamentos que regulem o humor e se auto avaliam com boa qualidade de sono. Não foram verificadas diferenças ao comparar os estados de humor dos nadadores em função do tempo de prática, nível de competições que participam e o resultado obtido na competição. Os nadadores apresentaram níveis adequados de humor, existindo correlação significativa inversa com a auto percepção da qualidade do sono e os fatores de humor raiva, fadiga e depressão, o que pode influenciar negativamente no desempenho dos atletas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-05-23
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).