Prêmios em Jornalismo: a emergência de um novo ethos profissional

Autores

  • Robson Dias Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1714

Palavras-chave:

Prêmios, Cidadania, Jornalismo Público.

Resumo

Existem prêmios, em Jornalismo, para empresas jornalísticas (1), para repórteres e editores (2) e para matérias jornalísticas (3). Muitos incentivam o paradigma do Jornalismo Informativo: da boa técnica, impessoalidade, imparcialidade e isenção, como é o caso do Prêmio Esso de Jornalismo. Com o passar do tempo, outros atores sociais passaram a utilizar essa estratégia de premiação a outra práxis jornalística (defesa de Direitos Humanos), por meio do Jornalismo Público. Esses dois paradigmas, Jornalismo Informativo e Jornalismo Público, estão relacionados aos referenciais de valor-notícia e valor-serviço (valor de uso), respectivamente. A partir de seus processos de certificação, é validado um padrão de Jornalismo exemplar, dentro do campo profissional, que funcionaria como chancela entre quem é o sucesso/fracasso como jornalista.

Downloads

Biografia do Autor

Robson Dias, Universidade de Brasília

Doutorando em Comunicação, sob orientação do Profº Drº Luiz Martins da Silva, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGFAC/UNB). Vinculado aos projetos de pesquisa credenciados no CNPQ: A idéia do pós-Jornalismo (2010-2013) e O Jornalismo como Teoria Democrática (2006-2010).

Downloads

Publicado

2013-07-13

Como Citar

Dias, R. (2013). Prêmios em Jornalismo: a emergência de um novo ethos profissional. Comunicação & Inovação, 14(26). https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1714