A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2791

Palavras-chave:

Teoria da Comunicação, Mídia, Religião

Resumo

Este trabalho delineia trilhas da pesquisa em Mídia e Religião, focalizando a aproximação, desses estudos com a área de Comunicação. A pesquisa focaliza os livros sobre o tema publicados entre 1980 e 2013. São delineados três momentos, não isentos de mesclas e sobreposições: (a) investigações a partir das Ciências Sociais, em particular da Sociologia da Religião; (b) primeiras articulações nos estudos sobre comunicação eclesial; (c) a consolidação do tema na área de Comunicação. Observa-se como mídia e religião se articula na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino

Professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" e "Comunicação e Identidade", entre outros.

Downloads

Publicado

2014-11-27

Como Citar

Martino, L. M. S. (2014). A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos. Comunicação & Inovação, 15(29), 81–93. https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2791