TOMANDO CAFÉ NO JERRY'S: episódios de comunicação em lanchonetes no centro de São Paulo
communication episodes in Sao Paulo downtown diners
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249729Palavras-chave:
comunicação, Locais Públicos, GoffmanResumo
Este texto delineia episódios de comunicação em lanchonetes da região de São Paulo, na primeira refeição do dia, estudando sua articulação com práticas sociabilidade em lugares públicos. A partir de pesquisa de campo, identificou-se que (1) a comunicação é hierarquizada e marcada por clivagens sociais; (2) há uma expectativa sobre o cumprimento de regras não escrita, e qualquer coisa fora de seus limites gera constrangimento; (3) episódios mais longos são pautados pelo clima, trânsito e futebol. Esses elementos são discutidos a partir de conceitos de Goffman, sobre microanálise, e de França, Ferrara e Braga, sobre interações comunicacionais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. C.; SILVA, L. M. T. O movimento slow food e o comer contemporâneo. REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL, 13. Anais… Porto Alegre, 25 de julho de 2019.
BANDUCCI Jr., Á.; NASCIMENTO, V. A. De bar em bar: notas etnográficas sobre os bares da periferia. Albuquerque: revista de História. Vol. 4, no. 7, jan-jun. 2012, pp. 43-63. DOI: https://doi.org/10.46401/ajh.2012.v4.3997
BENEMANN, N. W. Histórias de cozinha: uma etnografia gastronômica. Pelotas: UFPEL, 2017 (Mestrado em Antropologia).
BENITES, K. B. Análise custo-volume-lucro em uma lanchonete localizada em Dourados/MS. Dourados: UFGD, 2018 (Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis).
BOURDIEU, P. A distinção. São Paulo: Zouk, 2007.
BRAGA, J. L. O conhecimento comunicacional – entre essência e episódio. In: FRANÇA, Vera R. V.; SIMÕES, Paula (Orgs). O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018.
CARRIÇO, A. S. Histórias, sentidos de vida e relações de trabalho: a trajetória e o cotidiano de um balconista de padaria. Etnografías contemporâneas, Ano 3, No. 4, 2017, pp.176-198.
CARRIÇO, A. S. Além do descanso: os lugares de “folga” n trabalho em padarias. Revista Latino-americana de Antropologia Del Trabajo, Vol. 3, no. 1, jan-jul. 2018.
CORBEAU, J-P. Pour une représentation sociologique du mangeur. Économies et Sociétés. Vol. 31, no. 9, 1997. DOI: https://doi.org/10.3406/esag.1997.1719
FALCÃO, N. O. Et alli. Análise das estratégias adotadas por uma lanchonete no município de Natal. SIMPOSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 1, Anais... [...]. 2013.
FERRARA, L. D’A. A comunicação que não vemos. São Paulo: Paulus, 2018.
FERRARA, L. D’A. Comunicação, mediações, interações. São Paulo: Paulus, 2015.
FRANÇA, V. R. V. Sociabilidade. In: FRANÇA, Vera R. V.; MARTINS, B. G.; MENDES, A. M. (Orgs.). Trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação. Belo Horizonte: Ed. UFMG - PPGCOM, 2014, pp. 126-130.
FRANÇA, V. R. V. Sujeitos da comunicação, sujeitos em Comunicação. In: FRANÇA, Vera R. V.; GUIMARÃES, César (Orgs.) Na mídia, na rua. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2015.
GOFFMAN, E. Os quadros da experiência social. Petrópolis: Vozes, 2011.
GOFFMAN, E. Symbols of class status. The British Journal of Sociology, Vol. 2, No. 4, Dezembro 1951, pp. 294-304. DOI: https://doi.org/10.2307/588083
GRIGNON, C.; GRIGNON, C. Styles d'alimentation et goûts populaires. Revue française de sociologie, Vol. 21, no. 4, 1980 pp. 531-569. DOI: https://doi.org/10.2307/3320833
JACOB, M.; CHAVES, V. Sociologia da alimentação: do microscópio ao telescópio. Inter-legere, Vol. 2, no. 25, 2019, pp. 1-8. DOI: https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n25ID18331
JOSEPH, I. Goffman e a Microssociologia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2000.
LING, R.; RELIEU, M. “On peut parler de mauvaises manières !”: le téléphone mobile au restaurant. Réseaux, Vol. 16, no. 90, 1998, pp. 51-71. DOI: https://doi.org/10.3406/reso.1998.3186
MACIEL, M. E.; CASTRO, H. C. A comida boa para pensar: sobre práticas, gostos e sistemas alimentares a partir de um olhar socioantropológico. Demetra, Vol. 8, no. 1, 2013, pp. 321-328. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6648
MELCHIOR, M.; PROCEDÔMIO, Y. Botecos cariocas: espaços gastrossociais de hospitalidade, afirmação de identidades e tradições em desvanecimento. Hospitalidade, Vol. 21, no. 1, 2024, pp. 26-47. DOI: https://doi.org/10.29147/revhosp.v21.1112
MINTZ, S. W. Comida e antropologia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 16, no. 47, outubro 2001, pp. 31-43. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092001000300002
NIZET, J.; RIGAUX, . A sociologia de Erving Goffman. Petrópolis: Vozes, 2016.
ORTIGOZA, S. A. G. O tempo e o espaço da alimentação no centro da metrópole paulista. Rio Claro: Unesp, 2001 (Doutorado em Geografia).
PACHUCKI, M. C. Alimentation et réseau social: une étude sur “le goût par nécessité” en contexte social. Sociologie et sociétés, Vol. 46, no. 2, 2014, pp. 229–252. DOI: https://doi.org/10.7202/1027149ar
RODRIGUES, A. D. Estratégias da comunicação. Lisboa: Presença, 1997.
SILVA, C. D. A. Futebol em mesa de bar. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019 (Mestrado em Ciências Sociais).
SILVA, S. C. Conversa de botequim: um estudo sobre os frequentadores torcedores de um bar em Cariacica-ES. Belo Horizonte: UFMG, 2011 (Especialização em Lazer).
TONIN, J. Entre a sociologia do comer e a sociologia dos mercados. WORKSHOP CONSUMO, MERCADOS E AçÃO PÚBLICA, 2. Anais… [...].Porto Alegre, 14 e 15 de outubro de 2019.
WINKIN, Yves; LEEDS-WURLITZ, W. Erving Goffman. London: Peter Lang, 2013. DOI: https://doi.org/10.3726/978-1-4539-1140-2
ZANELLA, E. Não dá para sair do morro: pertencimento e sociabilidade no consumo de bebidas alcoólicas em um bar popular de Porto Alegre. Plural, Vol. 18, no. 1, 2011, pp. 155-173. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74526
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Mauro Sá Martino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.