Agradecimentos em Teses e Dissertações de Comunicação: as redes da subjetividade na produção acadêmica.
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.5423Palavras-chave:
Epistemologia. Afeto. Produção acadêmica. SubjetividadeResumo
Este texto delineia aspectos da trama de subjetividades presentes na elaboração de um trabalho acadêmico, tal como representadas nos agradecimentos e dedicatórias de teses e dissertações. Foram examinadas 595 produções defendidas em 2015 e 2016, a partir das quais foi selecionado um corpus de 118 trabalhos para a pesquisa. A análise mostrou três principais eixos de relações: (1) o suporte da a rede familiar e de valores religiosos; (2) vínculos institucionais, dentre os quais se destaca a orientação e as instituições de fomento; (3) o uso do espaço dos agradecimentos para reflexões sobre a jornada de pesquisa. Discute-se, a partir daí, a relação entre práticas epistemológicas e o modo como são tecidas as potências, e enfrentados os limites, do estudo acadêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Luis Mauro Sa Martino, Angela Cristina Salgueiro Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.