Céu azul: comunicação para inspirar o comportamento econômico e inovar a Embraer

Autores

  • Ricardo Manini Universidade Estadual de Campinas
  • Graça Caldas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4660

Palavras-chave:

Comunicação corporativa. Comunicação para inspiração. Inovação.

Resumo

A busca pela inovação foi incorporada aos processos produtivos das empresas modernas para garantir maior competitividade no mercado. Mas a inovação não pode ser vista apenas como uma atividade econômica. A comunicação corporativa é igualmente importante no desenvolvimento dos processos inovadores. Este artigo examina o papel e a relação entre a comunicação e a inovação a partir da atuação da empresa Embraer, com o programa Desafio Innova, que incentiva seus funcionários, por meio da comunicação, a elaborarem soluções inovadoras para seus problemas. O referencial teórico deste trabalho se baseia principalmente em pesquisadores como North, Johnson-Laird e Allen. Os resultados desta pesquisa apontam que a experiência da Embraer pode ser útil para outras empresas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Manini, Universidade Estadual de Campinas

Jornalista e economista. Mestre em Divulgação Científica (Labjor/IEL/Unicamp). Doutorando em Política Científica e Tecnológica no Instituto de Geociências da Universida de Estadual de Campinas.

Graça Caldas, Universidade Estadual de Campinas

Jornalista, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação do Labjor/Unicamp. Pós- Doutorado em Políticas Científicas pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo. Bolsista produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Manini, R., & Caldas, G. (2017). Céu azul: comunicação para inspirar o comportamento econômico e inovar a Embraer. Comunicação & Inovação, 18(38), 46–61. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4660