Dispositivos comunicacionais no mundo do trabalho: uma revisão teórica para operacionalizar o conceito
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4669Palavras-chave:
Comunicação e trabalho. Dispositivo. Mundo do trabalho.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a produtividade do conceito de dispositivo como operador metodológico de pesquisas que têm como eixo teórico o estudo da comunicação no mundo do trabalho, sendo que a discussão se divide em três partes. Primeiro, na introdução, retoma-se o conceito de comunicação e trabalho e de comunicação no mundo do trabalho. Depois, apresentam-se algumas definições de dispositivo, identificando-se aquela com a qual se trabalha, como também são discutidas as noções de dispositivo a partir da perspectiva de diversos autores, tendo como base uma crítica a Michel Foucault e adotando a abordagem conceitual de Dominique Maingueneau. Por último, propõe-se um modo de operação do conceito de dispositivo para as pesquisas de comunicação no mundo do trabalho. Para concluir, reafirma-se a relevância do binômio comunicação e trabalho, além das contribuições que sua aplicação permite.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Roseli Fígaro, Rafael Grohmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.