ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol6n11.620Palavras-chave:
Comunicação Corporativa, Mundo do Trabalho, DemocraciaResumo
Os resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho.Downloads
Downloads
Como Citar
Fígaro, R. (2010). ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO. Comunicação & Inovação, 6(11). https://doi.org/10.13037/ci.vol6n11.620
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Roseli Fígaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.