Análise de construção de sentido em redes digitais: a política das diferenças no caso da Rede Ninja de Opinião
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4926Palavras-chave:
Jornalismo digital. Análise de construção de sentido. Rede Ninja de Opinião. Coletivos midiáticos. Sites de redes sociais.Resumo
Este artigo analisa um caso específico dentro de um projeto de pesquisa que investiga a produção e a circulação de conteúdos jornalísticos por coletivos midiáticos brasileiros, desde agosto de 2015. O mapeamento dos coletivos indica que questões de gênero, raça e sexualidade recebem destaque em alguns dos grupos analisados. Desde março de 2017, o coletivo Mídia Ninja vem constituindo a Rede Ninja de Opinião. Aqui investigamos a formação dessa rede por meio do método de análise de construção de sentidos em redes digitais, considerando três colunas publicadas no site e na fanpage do coletivo no Facebook para identificar os sentidos acionados e mostrar como o coletivo estimulou a produção de sentido pelas redes digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria Clara Aquino Bittencourt, Christian Gonzatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.