Imagens, enquadramentos e quadriculamentos familiares no novo cinema argentino: restos e rastros da ditadura?
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.5452Palavras-chave:
Novo Cinema Argentino, memória e ditadura, topologias e convívios familiares.Resumo
O presente estudo busca identificar restos e rastros de realidades presentes nos filmes La Ciénaga (Lucrecia Martel, 2001) e Leonera (Pablo Trapero, 2008) – com base em fatos de ordem política e governamental que tiveram lugar na Argentina e levando em conta manifestações, declarações explícitas dos cineastas em foco. Considerando a indefinição de fronteiras que se estendem entre a razão dos fatos e a razão da ficção, analisamos nas imagens das topologias da casa familiar o princípio do quadriculamento que, inscrito nas abstrações dos convívios e nas concretudes dos cômodos domésticos, configura e apresenta, nas obras em foco, peculiaridades e vestígios que inferem uma memória pós-ditatorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sandra Fischer, Aline Vaz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.