MANHÃS DE SETEMBRO E PERTENCIMENTO FAMILIAR: imagens de (in)cômodos domésticos
images of (un)cozy home
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8530Palavras-chave:
Ficção seriada, Manhãs de setembro, FamíliaResumo
O estudo propõe um olhar analítico à ficção seriada Manhãs de setembro (Luis Pinheiro e Dainara Toffoli; 2021, Amazon Prime Video), cuja protagonista é uma travesti que inesperadamente se depara com a presença de um filho em sua vida. Enquanto ele se acomoda ao ambiente da casa da mãe, ela incomoda-se. Ao colocar em tela imagens dos contrários e contraditórios que se estabelecem na tessitura das relações familiares, os arranjos estéticos da série operam como construtores de brechas e promotores de encontros sensíveis.
Downloads
Referências
BRAGA, J. L. “Constituição do campo da comunicação’. Verso e Reverso (Unisinos), v. 25, jan./abr. p. 62-77, 2011.
FISCHER, S. Clausura e compartilhamento: a família no cinema de Saura e Almodóvar. São Paulo: Annablume, 2006.
FLOCH, J-M. Alguns conceitos fundamentais em Semiótica Geral. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemiótica, 2001. p. 9-29.
FONTANILLE, J. (2014). “Quando a vida ganha forma”. In: NASCIMENTO, E. M. F. S.; ABRIATA, V. L. R. (Org.). Formas de vida: rotina e acontecimento. Ribeirão Preto: Editora Coruja. p. 55- 85.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir – nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.
FREUD, S. A dissolução do complexo de Édipo. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (v. XIX, p. 214-224). Rio de Janeiro: Imago. 1976-a.
__________. “O estranho”. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (v. XVII, p. 275-314). Rio de Janeiro: Imago. 1976-b.
__________. Romance familiar do neurótico. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (v. IX, p. 281-302). Rio de Janeiro: Imago, 1976-c.
__________. Totem e tabu. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (v. XIII, p. 11-125). Rio de Janeiro: Imago, 1976-d.
___________. Três ensaios sobre a sexualidade. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (v. VII, p. 117-230). Rio de Janeiro: Imago, 1976-e.
GREIMAS, A. J. Da imperfeição. São Paulo: Hacker editores, 2002.
______________; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
HOOKS, b. (2019). Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Editora Elefante.
LACAN, J. Nomes do Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
__________. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
__________. Os complexos familiares na formação do indivíduo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
___________. O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
LÉVI-STRAUSS, C. La família. Barcelona: Anagrama, 4ª ed., 1984.
MANHÃS de Setembro: Liniker e Karine Teles falam sobre protagonismo trans e novos formatos de família na série do Amazon Prime Video (Entrevista). ADOROCINEMA, 2021. Disponível em: <https://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-159386/>. Acesso em: 29 jul. 2021.
MARTINS, J. S. O senso comum e a vida cotidiana. Tempo social, v. 10, p. 1-8, 1998.
MORGAN, D. H. J. Social Theory and the Family (RLE Social Theory). Routledge, 2014.
RAMPAGE, C.; AVIS, J. M. “Identidade sexual, feminismo e terapia familiar”. In ELKAÏM, M. (org.) Panorama das terapias familiares. São Paulo: Summus, 1998, p. 189-221.
ROUDINESCO, E. A família em desordem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
‘Sampa hermana’: Montevidéu vira São Paulo em novas séries. VEJASP, 2021. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/sampa-hermana/>. Acesso em: 28 jul. 2021.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SOUZA, R. (2020). “Feminicídio político: um estudo sobre a vida e a morte de Marielles’. Cadernos de Gênero e Diversidade, v. 6, n. 2, p. 119-133.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sandra Fischer, Aline Vaz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.