CINEMA BRASILEIRO, POLÍTICA E CIRCUITOS COMUNICACIONAIS: uma análise midiática de Bacurau, Marighella e Medida Provisória

a media analysis of Bacurau, Marighella and Medida Provisória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239311

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, análise midiática, circuitos comunicacionais

Resumo

O presente estudo objetiva analisar de que forma os filmes Bacurau, Marighella e Medida Provisória foram noticiados pela imprensa, transbordando da tela do cinema para circuitos comunicacionais. Com base na análise de conteúdo e um corpus de 485 notícias, atentamos às variáveis entrevista, divulgação, participação em festivais/premiações, elenco e questões políticas. Como resultado, observamos destaques à divulgação, bem como um crescimento de associações políticas à medida em que o governo Bolsonaro findava. Sintoma da adversidade de produzir e veicular arte em meio a uma gestão hostil à produção cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Barba, PPGCOM-UFF -Universidade Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF); Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR); bolsista CAPES. É integrante do Laboratório de Mídia e Democracia (LAMIDE-UFF) e do Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCOM - UTP). marcelabarba@id.uff.br

Fernanda Rios, PPGTE-UTFPR - Universidade e Tecnológica do Paraná - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR); bolsista CAPES. Compõe o Grupo de Pesquisa Design e Cultura (UTFPR/CNPq) e o Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCom/UTP/CNPq). fra1612@gmail.com

Aline Vaz, PPGCOM-UTP Universidade de Tuiuti - Paraná - Brasil

Doutora com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná; docente do PPGCom/UTP; líder do Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCom/UTP/CNPq). alinevaz900@gmail.com

Referências

BAUER, M. W. Análise de Conteúdo Clássica: Uma Revisão. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BITTENCOURT, B. Kleber Mendonça fala de suas produções. Revista Trip. 16 ago. 2019. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-kleber-mendonca-filho-fala-sobre-bacurau>. Acesso em: 19 mar. 2023.

BRAGA, J. Constituição do Campo da Comunicação. In: Verso e Reverso, v. 25 (58), jan.-abr. (edição revista, anotações de atualização). São Leopoldo: Unisinos, 2011, p. 62-77. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/924/147. Acesso em: Acesso em: 19 mar. 2023.

BACURAU. Direção: Kleber Mendonça Filho; Juliano Dornelles. Produtora: Vitrine filmes. Brasil, França, 2019. DVD (2h12m).

BRAGA, J. Parte I – “Matrizes interacionais”. In: BRAGA, J. L. et al. Matrizes interacionais: a comunicação constrói a sociedade. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2017.

DUARTE, E. As vertigens estéticas de um campo em configuração. In: LEAL, B. S.; MENDONÇA, C. C.; GUIMARÃES, C. (Org). Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 89-103.

FISCHER, S.; VAZ, A. Marighella e circuitos comunicacionais: narrativas transbordantes. Revista Eco-Pós, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 169–192, 2022. DOI: 10.29146/ecops.v25i2.27889. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27889. Acesso em: 19 mar. 2023.

FISCHER, S.; VAZ, A. Distopia, utopia, catarse: o cinema sintomático de Kleber Mendonça Filho. ALCEU (ONLINE), v. 21, p. 127-145, 2021. DOI: 10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.204. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/204. Acesso em: 19 mar. 2023.

FREITAS, S.; TARGINO, J.; GRANATO, L. A política cultural e o governo Bolsonaro. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, v. 10, n. 1, p. 219–239, 2021.

MARIGHELLA. Direção: Wagner Moura. Produtora: O2 Filmes. Brasil, 2019. (2h35m).

MEDIDA PROVISÓRIA. Direção: Lázaro Ramos. Produtora: Elo Company/ H2O Films. Brasil, 2022. (1h43m)

MENDONÇA FILHO, K. Introdução: como está o filme? In: Três roteiros: O som ao redor, Aquarius, Bacurau. Companhia das Letras, 2020. p. 9-19.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009

RUBIM, A. A. C. La acción político-cultural de la administración Messias Bolsonaro. Alteridades, v. 30, n. 60, p. 9–20, 2020.

SANCHES, L. Lázaro Ramos diz que “Medida Provisória” sofreu “censura burocrática”. Folha Ilustrada. 13.abr.2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/04/lazaro-ramos-dirige-tais-araujo-e-cria-brasil-distopico-em-medida-provisoria.shtml>. Acesso em: 19 mar. 2023.

SAKAMOTO, L. “Marighella” não é caso isolado, Cultura está sob censura, diz Wagner Moura. UOL. 14 jan. 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/01/14/marighella-nao-e-caso-isolado-cultura-esta-sob-censura-diz-wagner-moura.htm>. Acesso em: 19 mar. 2023.

SILVA, M. G.; RODRIGUES, T. C. M. O Populismo de Direita no Brasil: Neoliberalismo e Autoritarismo no Governo Bolsonaro. Mediações, v. 26, n. 1, p. 86–107, 2021.

XAVIER, I. Prefácio: Documentando processos de criação. In: Três roteiros: O som ao redor, Aquarius, Bacurau. Companhia das Letras, 2020. p. 21-38.

WOMACK, Y. Afrofuturism: The World of Black Sci-Fi and Fantasy Culture. Chicago: Lawrence Hill Books, 2013.

Downloads

Publicado

2024-01-31