A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS

Autores

  • Missila Loures Cardozo USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol5n9.601

Palavras-chave:

Comunicação, Arquétipo, Comportamento do Consumidor

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratóiria sobre como a utilização de Arquétipos e Esteriótipos influenciam na criação de afeto às marcas. A questão central deste trabalho é verificar se a utilização de imagens arquetípicas e estereotipadas na comunicação gera maior envolvimento emocional com o consumidor, transferindo assim o afeto às marcas que as utilizam. O estudo foi desemvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica sobre psicologia comportamental e do consumidor, bem como na análise de algumas peças comunicacionais. A principal constatação foi de que a utilização de imagens arquetípicas, que remetem as inconsciente coletivo do consumidor, permitem maior aproximação entre a marca e consumidor, criando elos afetivos que resultam em vendas e fidelidade às marcas que se utilizam destes artifícios.

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Biografia do Autor

Missila Loures Cardozo, USCS

Coordenadora e docente do curso de Comunicação Social da FAINC – Faculdades Integradas Coração de Jesus. Docente do SENAC / Santo André. Editora do Midi@ Fórum (Cátedra UNESCO/UMESP). Bacharel em Publicidade e Propaganda e Mestranda em Comunicação da UMESP (bolsista CAPES).

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