PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: A FALTA QUE FAZ!
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol5n10.608Palavras-chave:
Cursos Brasileiros de Comunicação, Graduação em Comunicação Social, Pesquisa Científica em ComunicaçãoResumo
Reflexão acerca da pesquisa científica na graduação em comunicação, no contexto brasileiro. O seu diagnóstico é, quase sempre, inexato, por conta da(o): (1) imprecisão termos básicos, como ciência e pesquisa científica; (2) corporativismo presente no meio acadêmico e científico; (3) excessiva mobilidade administrativa das universidades brasileiras. Ademais, a incipiência da pesquisa em comunicação decorre de elementos, como: (a) inadequação, em geral, do ensino da disciplina metodologia científica na graduação; (b) contato inicial com o mundo da ciência, muitas vezes, somente ao final do curso, com a obrigatoriedade dos trabalhos de conclusão de curso (TCC); (c) descaso de muitos cursos quanto ao jornalismo científico (JC); (d) carência de visão metodológica integrada e integradora, ao longo da graduação. Diante destas constatações, recomenda-se: melhorar o ensino da metodologia científica; enfatizar a prática da iniciação científica; estimular a transformação dos TCC em pesquisas significativas e incentivar o ensino e a prática do JC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.