A tragédia do AF 447 e as Revistas Brasileiras

Autores

  • Maria das Graças Targino
  • Alisson Dias Gomes

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.897

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Norman Fairclough, Revistas Brasileiras

Resumo

O acidente da companhia aérea Air France, em 2009, ocupou espaço na mídia nacional e internacional, tanto pelo número elevado de vítimas (228) de 33 países como pelas discussões suscitadas quanto à segurança da aviação. As três revistas brasileiras semanais informativas de maior circulação, Veja, Época e IstoÉ, reproduziram o acontecimento em suas capas da edição após o acidente. Como o meio revista vem assumindo crescimento expressivo na mídia impressa e eletrônica, é objetivo deste paper analisar os discursos de capa das edições citadas, sob a perspectiva de análise do discurso referido por Norman Fairclough. Dentre os resultados, é evidente que os discursos das três capas se aproximam em alguns momentos, como no uso da cor azul e na introdução da imagem simbólica de uma aeronave e do uso quase excessivo de complementos gráficos, no caso específico de Veja e IstoÉ. O estudo confirma as premissas da AD, segundo as quais o discurso é, simultaneamente, texto, interação e prática social.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Targino

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília - UnB; pós-doutora em Jornalismo, pelo Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca - Usal, Espanha; docente da Universidade Federal do Piauí - UFPI, da Universidade Estadual do Piauí - Uespi e da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Alisson Dias Gomes

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Faculdade Santo Agostinho - FSA, no Piauí; mestre em Comunicação e Educação, pela Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, Espanha; doutorando em Comunicação Audiovisual, Revolução Tecnológica e Mudanças Culturais, pela Universidad de Salamanca - Usal, Espanha.

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Como Citar

Targino, M. das G., & Gomes, A. D. (2010). A tragédia do AF 447 e as Revistas Brasileiras. Comunicação & Inovação, 10(19). https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.897