A tragédia do AF 447 e as Revistas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.897Palavras-chave:
Análise do Discurso, Norman Fairclough, Revistas BrasileirasResumo
O acidente da companhia aérea Air France, em 2009, ocupou espaço na mídia nacional e internacional, tanto pelo número elevado de vítimas (228) de 33 países como pelas discussões suscitadas quanto à segurança da aviação. As três revistas brasileiras semanais informativas de maior circulação, Veja, Época e IstoÉ, reproduziram o acontecimento em suas capas da edição após o acidente. Como o meio revista vem assumindo crescimento expressivo na mídia impressa e eletrônica, é objetivo deste paper analisar os discursos de capa das edições citadas, sob a perspectiva de análise do discurso referido por Norman Fairclough. Dentre os resultados, é evidente que os discursos das três capas se aproximam em alguns momentos, como no uso da cor azul e na introdução da imagem simbólica de uma aeronave e do uso quase excessivo de complementos gráficos, no caso específico de Veja e IstoÉ. O estudo confirma as premissas da AD, segundo as quais o discurso é, simultaneamente, texto, interação e prática social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targino, Alisson Dias Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.