A tragédia do AF 447 e as Revistas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.897Palavras-chave:
Análise do Discurso, Norman Fairclough, Revistas BrasileirasResumo
O acidente da companhia aérea Air France, em 2009, ocupou espaço na mídia nacional e internacional, tanto pelo número elevado de vítimas (228) de 33 países como pelas discussões suscitadas quanto à segurança da aviação. As três revistas brasileiras semanais informativas de maior circulação, Veja, Época e IstoÉ, reproduziram o acontecimento em suas capas da edição após o acidente. Como o meio revista vem assumindo crescimento expressivo na mídia impressa e eletrônica, é objetivo deste paper analisar os discursos de capa das edições citadas, sob a perspectiva de análise do discurso referido por Norman Fairclough. Dentre os resultados, é evidente que os discursos das três capas se aproximam em alguns momentos, como no uso da cor azul e na introdução da imagem simbólica de uma aeronave e do uso quase excessivo de complementos gráficos, no caso específico de Veja e IstoÉ. O estudo confirma as premissas da AD, segundo as quais o discurso é, simultaneamente, texto, interação e prática social.Downloads
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Como Citar
Targino, M. das G., & Gomes, A. D. (2010). A tragédia do AF 447 e as Revistas Brasileiras. Comunicação & Inovação, 10(19). https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.897
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targino, Alisson Dias Gomes
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