Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol9n16.700Palavras-chave:
Jornalismo Cidadão, Jornalismo de Fonte Aberta, Centro de Mídia Independente Brasil, CMI BrasilResumo
O Centro de Mídia Independente se constitui em representante do jornalismo cidadão, no Brasil, vez que impulsiona a participação dos indivíduos, quer na produção noticiosa, quer em comentários que acompanham os textos. Em face da sua relevância como espaço de diálogo entre autores e internautas, analisam-se os comentários referentes aos editoriais do CMI Brasil, com o fim de delimitar traços identitários dos comentaristas e compreender a expansão do jornalismo cidadão. Isto requer, além de quantificação, análise dos itens: temas explorados; incidência de palavras significativas; quem comenta? Para a consecução do proposto, utilizou-se a análise crítica do discurso (ACD) aplicada ao total de comentários (157) alusivos aos 24 editoriais publicados entre 1º a 31 de agosto de 2007, no site CMI Brasil. Dentre os temas explorados, estão mídia (31%), seguidos das categorias movimentos/lutas sociais, e saúde, com índice similar de 19%, cada, observando-se a incidência de palavras representativas dos movimentos sociais, com 76 menções para Governo. Chama a atenção, ainda, o anonimato de 137 autores dos 157 comentários (87,26%), o que impede diálogo mais democrático e verdadeiro, como apregoado pelos defensores do jornalismo cidadão.Downloads
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Como Citar
Targino, M. das G., de Carvalho, C. P., & Gomes, A. D. (2010). Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa. Comunicação & Inovação, 9(16). https://doi.org/10.13037/ci.vol9n16.700
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 1969 Maria das Graças Targino, Cristiane Portela de Carvalho, Alisson Dias Gomes
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