Seleção de ICT na comunicação emocional para estudantes japoneses: focando as estratégias emocionais e diferenças de gêneros

Shogo Kato, Yuuki Kato, Douglass J. Scott, Kouki Sato

Resumo


Este artigo descreve a seleção de mídia nas comunicações emocionais por estudantes universitários japoneses, especialmente como eles revelam diferenças de gêneros. Situações agradáveis e desagradáveis foram preparadas e os participantes puderam selecionar: face-a-face (F2F), telefone, e-mail de celular, e-mail de PC e carta como meios de comunicação. Alguns resultados são apontados no campo do ICT (Information and Communications Technology). A familiaridade com os receptores foi usada como um fator de comunicação. Para as pessoas familiarizadas, os participantes tenderam escolher a mídia baseada na rapidez da réplica compartilhando alegrias ou simpatia no momento da comunicação. Tais decisões podem ser vistas como uma estratégia emocional na seleção da mídia. Participantes quiseram expor suas emoções para as pessoas familiarizadas o quanto antes e o mais zelosamente possível. De outro lado, pareceu que repartir emoções não foi algo desejado em relação as receptores não familiarizados.

Palavras-chave


Comunicação Emocional; Estratégia Emocional; Transmissão Emocional; Diferença de Gênero; Seleção de ICT; Tecnologias da Comunicação e Informação

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DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol10n18.714



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ISSN 2178-0145