O Desenvolvimento de Iniciativas de Democracia Digital pela Sociedade Civil e por GovTechs: uma comparação entre as plataformas Mudamos, Colab e Panela de Pressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7567

Palavras-chave:

Democracia Digital, Sociedade Civil, GovTechs

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar organizações da sociedade civil e empresas (GovTechs) que desenvolvem iniciativas de democracia digital para a promoção da participação online. Tomamos por objeto três iniciativas: 1) Mudamos; 2) Colab.re; e 3) Panela de Pressão. A avaliação considerou cinco dimensões: 1) recursos tecnológicos, 2) modos de participação online, 3) atores envolvidos, 4) objetivos políticos das iniciativas, e 5) a captação de recursos. Os resultados apontam para a importância do arranjo organizacional para entender o desenvolvimento de iniciativas bem-sucedidas de democracia digital

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Biografia do Autor

Samuel Barros, UFRB Universidade Federal do Recôncavo da Bahia


Docente permanente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom-UFBA). Pesquisador no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

Carla Rodrigues, UFBA

Doutoranda e mestre do Programa Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), desempenha pesquisas no grupo Comunicação, Internet e Democracia (CID/UFBA). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Salvador (UNIFACS), 2016, realizou pesquisas no grupo de Comunicação, Desenvolvimento e Discursos (Com2D/UNIFACS) e é graduanda em Serviço Social pela UFBA. Possui experiência na área de comunicação digital e tecnologia organizacional.

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

Barros, S., & Rodrigues, C. (2021). O Desenvolvimento de Iniciativas de Democracia Digital pela Sociedade Civil e por GovTechs: uma comparação entre as plataformas Mudamos, Colab e Panela de Pressão. Comunicação & Inovação, 22(49). https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7567