Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n50.7975

Palavras-chave:

Inovação, Estratégia, Estudos métricos da informação

Resumo

O presente artigo objetiva identificar estratégias metodológicas existentes no âmbito dos estudos métricos da informação que contribuem para o mapeamento de inovação. Em termos metodológicos, este estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo parte do levantamento da produção de conhecimento relacionada às tipologias dos estudos métricos na base de dados Web of Science, por meio da relação do termo inovação nas palavras-chave e keywords plus dos artigos. Os resultados destacam a aplicação da inovação nas metrias da informação no âmbito da altmetria, bibliometria, cientometria, patentometria e webometria.

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Biografia do Autor

Mateus Rebouças Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2019). Foi presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM) (2019-2020), representante discente no colegiado do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (2019-2020) e estagiário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) na Seção de Biblioteca, Arquivo e Editoração (SEBIB) no período de 2018 a 2019. Atualmente, é Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em nível mestrado e membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em estudos métricos da informação, planejamento e gestão de unidades de informação e competência informacional.

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (2007) e Mestrado em Economia e Gestão da Inovação pela Universidade do Porto - Portugal (2010). Atuou com consultoria em processos de inovação, gestão da inovação. Pesquisadora Associada ao Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). Membro do Grupo de Estudos em Avaliação de Tecnologia (GrEAT). Tem-se dedicado à análise da adoção de Inovação Aberta, Avaliação de Tecnologia, Inovação Disruptiva e Inovação Tecnológica. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação (CIN) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Augusto Zimmermann, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

Pesquisador no Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science
(INESC TEC), Porto, Portugal. Doutor em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de
Aveiro, Portugal. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa
Catarina (2004), Mestrado em Gestão pela Universidade de Aveiro (2010) e MBA em Gestão para
a Excelência pelo SENAI/SC (2008). Seus principais interesses de pesquisa são gestão da cadeia
de suprimentos, transformação digital nas cadeias de suprimentos, gestão da inovação e gestão
estratégica. Possui experiência em empresas no Brasil e em Portugal, com ênfase nas áreas de
planejamento estratégico, gestão da qualidade, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de custos e
gestão de projetos.

Patrícia Wielewicki, Universidade do Porto

Doutoranda em Arte e Design pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Design com ênfase em Design Estratégico pela Universidade de Aveiro - Portugal (2010), com diploma validado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Graduação em Design Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil (2005). Colabora com o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura - ID+ (certificado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT) vinculado à Universidade do Porto e à Universidade de Aveiro. Atuou como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq junto à Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, à Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, e ao Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina desenvolvendo pesquisas nas áreas de inovação e projectos em Design. Tem experiência na área de ensino, consultoria empresarial, desenvolvimento de projetos em Design de Produto, Gestão do Design e Gestão da Inovação, e na mediação de trabalhos conjuntos entre universidades e empresas com foco na implementação de núcleos de gestão da inovação. Os interesses atuais de investigação concentram-se no desenvolvimento de estratégias de gestão da inovação para PEs baseadas no Design Estratégico com ênfase no estudo de modelos de gestão da criatividade em diferentes domínios.

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Rebouças Nascimento, M., Clara Cândido, A. ., Augusto Zimmermann, R., & Wielewicki, P. . (2021). Estratégias dos estudos métricos da informação para o mapeamento de inovação . Comunicação & Inovação, 22(50). https://doi.org/10.13037/ci.vol22n50.7975