DEUSES, MONSTROS, ALIENÍGENAS: Lovecraft e o Pós-Humano

Lovecraft and the Post-Human

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249534

Palavras-chave:

Lovecraft, Pós-Humano, Materialidades

Resumo

O presente artigo procura exemplificar a descentralização do sujeito pela obra de H. P. Lovecraft. Através de uma apresentação de variadas abordagens teóricas, estabeleceremos algumas relações (de forma direta ou indireta), desenvolvendo uma aproximação introdutória, e uma espécie de panorama de possibilidades para pensar em elementos constitutivos do universo narrativo lovecraftiano. Assim, essa investigação almeja mais o levantamento de algumas possibilidades do que a imersão em uma determinada investida epistêmica. Dessa forma, entraremos em contato com as noções de pós-humano e as correntes que evidenciam as materialidades como novas maneiras de deslocar nossa ideia ocidental de sujeito.

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Biografia do Autor

Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ). Doutor em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Mestre em Comunicação Social na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-IAVM) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Estagiário de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCom-UAM) no projeto "Mapeamento de conteúdos audiovisuais fraudulentos em plataformas digitais e o papel da alfabetização midiática no enfretamento à desinformação" com bolsa Capes (PDPG). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pesquisa sobre Transposições de Histórias em Quadrinhos no Cinema (2019-2020). Coordenador do grupo de pesquisa "POPMID: Reflexões sobre Gêneros e Tendências em Produções Midiáticas" e Vice coordenador do grupo de pesquisa "Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI" . Também atua nos grupos de pesquisa "LABIM: Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário" e "Culturas Tecnológicas: medialidades, materialidades e temporalidades" coordenados pelo prof. Dr. Erick Felinto. Membro da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen. Foi membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (entre 2018 e 2021) e Curador do Cineclube Silvia Oroz da Universidade Estácio de Sá, campus Tom Jobim (entre 2019 e 2021). Autor do livro "Drácula: o vampiro camaleônico" (2014), realiza pesquisas sobre Gêneros Cinematográficos (sobretudo o Horror) e transposições cinematográficas de obras literárias e Histórias em Quadrinhos.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Garcia, Y. (2024). DEUSES, MONSTROS, ALIENÍGENAS: Lovecraft e o Pós-Humano: Lovecraft and the Post-Human. Comunicação & Inovação, 25, e20249534. https://doi.org/10.13037/ci.vol25.e20249534