A INFLUÊNCIA DE VÍDEOS DA JOVEM PAN NA PERCEPÇÃO DA CRISE CLIMÁTICA: uma análise computacional dos comentários da audiência no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259793Palavras-chave:
Negacionismo, Mudanças climáticas, Jovem PanResumo
Desde 2020, a Jovem Pan tem desempenhado uma posição extremamente favorável a pautas ligadas à extrema direita e ideais extremistas. Ao garantir espaço para figuras controvérsias, a emissora permite que negacionistas climáticos manipulem a opinião pública por meio de discursos inconclusivos. O objetivo deste estudo é identificar padrões na forma como os usuários no YouTube recebem as narrativas negacionistas sobre o clima. Os resultados apontam para a predominância de argumentos de negação climática vindos do público que comenta os vídeos, além de tendências de incivilidade online para assuntos de interesse público como as mudanças climáticas.
Downloads
Referências
AVAAZ. Por que o YouTube está compartilhando desinformação sobre mudanças climáticas para milhões de pessoas?. [Why is YouTube sharing misinformation about climate change to millions of people?]. Avaaz, 2020. Disponível em: <https://avaazimages.avaaz.org/youtube_climate_misinformation_report.pdf>. Acesso em 20 out. 2023.
BARROS, C. SILVA, D. LOUREIRO, M. MEDEIROS, P. SALLES, D. SANTINI, M. Negacionismo Climático No Youtube: Como Argumentos De Falsos Especialistas Repercutem Nos Comentários Da Audiência. In: Anais Do 33° Encontro Anual Da Compós, 2024, Niterói. Anais Eletrônicos. Campinas, Galoá, 2024.
BLEI, D. M., NG, A. Y., JORDAN, M. I. Latent dirichlet allocation. The Journal of Machine Learning Research, 2003. 3, 993–1022.
CARRASCO, L. ONGs: o que está por trás da guerra híbrida na Amazônia. Gazeta do Povo, 16 ago. 2023. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/ongs-o-que-esta-por-tras-da-guerra-hibrida-na-amazonia/>. Acesso em: 3 set. 2024.
CNN. Sentimos soberania ameaçada, diz Bolsonaro ao lado de Biden sobre Amazônia. CNN Brasil, 9 jun. 2022. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/politica/sentimos-soberania-ameacada-diz-bolsonaro-ao-lado-de-biden-sobre-amazonia/>. Acesso em: 3 set. 2024.
COSTA, A. C. A Jovem Pan e o golpe. revista piauí, ago. 2022. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/jovem-pan-e-o-golpe>. Acesso em: 3 set. 2024.
DUNLAP, R. E. Climate Change Skepticism and Denial: An Introduction. American Behavioral Scientist, v. 57, n. 6, p. 691–698, 22 fev. 2013. <https://doi.org/10.1177/0002764213477097>. DOI: https://doi.org/10.1177/0002764213477097
GIRARDI, G.; AMORIM, C.; JUSTEN, A.; OLIVEIRA, R. Agronegócio impulsiona fake news sobre aquecimento global. Agência Pública, 30 jun. 2023. Disponível em: <https://apublica.org/2023/06/agronegocio-e-extrema-direita-impulsionam-maquina-de-fake-news-sobre-aquecimento-global/>. Acesso em: 11 mar. 2024
GOLDBERG, M. H.; VAN DER LINDEN, S.; MAIBACH, E.; LEISEROWITZ, A. Discussing global warming leads to greater acceptance of climate science. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 116, n. 30, p. 14804–14805, 23 jul. 2019. <https://doi.org/10.1073/pnas.1906589116>. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1906589116
GOOGLE. Pesquisa inédita mostra o impacto econômico, cultural e social do YouTube no Brasil. Google, 2021. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/video/impacto-economico-cultural-social-youtube-brasil/>. Acesso em: 3 set. 2024.
GOOGLE. Políticas contra a desinformação - Ajuda do YouTube. Google, [S.d.]. Disponível em: <https://support.google.com/youtube/answer/10834785?hl=pt-BR>. Acesso em: 3 set. 2024.
IPCC, Intergovernmental Panel on Climate Change. AR6 Synthesis Report: Climate Change 2023 — IPCC. [S.l.], 2023. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/sixth-assessment-report-cycle/>. Acesso em: 3 set. 2024.
JONES, C. New Report Claims YouTube Is Cashing in on Misogyny, Racism, and Targeted Harassment: In an exclusive interview with Rolling Stone, Bot Sentinel founder Christopher Bouzy explains how the video sharing giant seems to be profiting off hate speech. Rolling Stone, 13 set. 2022. Disponível em: <https://www.rollingstone.com/culture/culture-news/youtube-hate-speech-targeted-harassment-study-bot-sentinel-1234590813/>. Acesso em: 3 set. 2024.
MIGUEL, J. C. H. A “meada” do negacionismo climático e o impedimento da governamentalização ambiental no Brasil. Sociedade e Estado, v. 37, n. 01, p. 293–315, 13 abr. 2022. <https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010013>. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010013
MPF, Ministério Público Federal. Procuradoria da República no Estado de São Paulo. PR-SP-00000930/2023. Portaria ICP Nº 01, de 09 de Janeiro de 2023, São Paulo: Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, p. 1-23, 9 jan. 2023. Disponível em: <https://www.mpf.mp.br/sp/sala-de-imprensa/docs/portaria-inquerito-jovem-pan.pdf>. Acesso em: 10 set. 2024.
MOTA, B. S.; BITTENCOURT, M.; VIANA, P. M. F. A influência de Youtubers no processo de decisão dos espectadores: uma análise no segmento de beleza, games e ideologia. E-Compós, v. 17, n. 3, 2014. Disponível em: <https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1013>. Acesso em: 3 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1013
NETLAB UFRJ. Orquestração Multiplataforma da Misoginia: O caso Marcius Melhem. NetLab UFRJ, 2023. Disponível em: <https://www.netlab.eco.br/post/orquestra%C3%A7%C3%A3o-multiplataforma-da-misoginia-o-caso-marcius-melhem>. Acesso em: 3 set. 2024.
ORESKES, N.; CONWAY, E. M. Merchants of Doubt: How a Handful of Scientists Obscured the Truth on Issues from Tobacco Smoke to Global Warming. [S.l.]: Bloomsbury Publishing USA, 2010.
PAINTER, J.; GAVIN, N. T. Climate Skepticism in British Newspapers, 2007–2011. Environmental Communication, v. 10, n. 4, p. 432–452, 3 jul. 2015. <https://doi.org/10.1080/17524032.2014.995193>. DOI: https://doi.org/10.1080/17524032.2014.995193
PAPACHARISSI, Z. Democracy online: civility, politeness, and the democratic potential of online political discussion groups. New Media & Society, v. 6, n. 2, p. 259–283, abr. 2004. <https://doi.org/10.1177/1461444804041444>. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444804041444
PARK, C. S.; LIU, Q.; KAYE, B. K. Analysis of Ageism, Sexism, and Ableism in User Comments on YouTube Videos About Climate Activist Greta Thunberg. Social Media + Society, v. 7, n. 3, p. 20563051211036059, 3 ago. 2021. <https://doi.org/10.1177/20563051211036059>. DOI: https://doi.org/10.1177/20563051211036059
PONTES, N.; SOARES, G.; GERAQUE, E. Ricardo Felício, professor negacionista, ausente e midiático – DW – 30/06/2023. dw.com, 30 jun. 2023. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/ricardo-fel%C3%ADcio-professor-negacionista-ausente-e-midi%C3%A1tico/a-66074650>. Acesso em: 3 set. 2024.
RAJÃO, R.; NOBRE, A. D.; CUNHA, E. L. T. P.; DUARTE, T. R.; MARCOLINO, C.; FILHO, B. S.; SPAROVEKD, G.; RODRIGUES, R. R.; VALERA, C.; BUSTAMANTE, M.; NOBRE, C.; LIMA, L. S. de. O risco das falsas controvérsias científicas para as políticas ambientais brasileiras. Sociedade e Estado, v. 37, n. 01, p. 317–352, 12 ago. 2022. <https://doi.org/10.26512/S&E.v37i1.44658>.
RAVACHE, G. Jovem Pan e Fox News: o que explica colapso da mídia de direita. UOL, 6 mar. 2023. Disponível em: <https://www.uol.com.br/splash/colunas/guilherme-ravache/2023/03/06/jovem-pan-e-fox-news-o-que-explica-colapso-dos-icones-da-midia-de-direita.htm>. Acesso em: 3 set. 2024.
REILLY, P. The ‘Battle of Stokes Croft’ on YouTube: The Development of an Ethical Stance for the Study of Online Comments. [s.l.] SAGE Publications, 2014. DOI: https://doi.org/10.4135/978144627305013509209
ROBERTS, M. E.; STEWART, B. M.; TINGLEY, D. STM: R package for structural topic models (R package version 0.6.21) 2022 [Computer software]. Disponível em: <http://structuraltopicmodel.com/>. Acesso em: 3 set. 2024.
ROOSE, K. The Making of a YouTube Radical. The New York Times, 8 jun. 2019. Disponível em: <https://www.nytimes.com/interactive/2019/06/08/technology/youtube-radical.html>. Acesso em: 3 set. 2024.
SACCHITIELLO, B. Sites e redes sociais lideram na busca por informação. Meio e Mensagem, 10 ago. 2022. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/midia/sites-e-redes-sociais-lideram-na-busca-por-informacao>. Acesso em: 3 set. 2024.
SALLES, D.; DE MEDEIROS, P. M.; SANTINI, R. M.; BARROS, C. E. The Far-Right Smokescreen: Environmental Conspiracy and Culture Wars on Brazilian YouTube. Social Media + Society, v. 9, n. 3, p. 1-22, 30 set. 2023. <https://doi.org/10.1177/20563051231196876>. DOI: https://doi.org/10.1177/20563051231196876
SHAPIRO, M. A.; PARK, H. W. More than entertainment: YouTube and public responses to the science of global warming and climate change. Social Science Information, v. 54, n. 1, p. 115–145, 10 nov. 2014. <https://doi.org/10.1177/0539018414554730>. DOI: https://doi.org/10.1177/0539018414554730
SORIAL, S. The Legitimacy of Pseudo-Expert Discourse in the Public Sphere. Metaphilosophy, v. 48, n. 3, p. 304–324, 2017. <https://doi.org/10.1111/meta.12233>. DOI: https://doi.org/10.1111/meta.12233
STATISTA. Biggest social media platforms by users 2024. Statista, 2024a. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/>. Acesso em: 3 set. 2024.
STATISTA. YouTube users by country 2024. Statista, 2024b. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/280685/number-of-monthly-unique-youtube-users>. Acesso em: 3 set. 2024.
TUFEKCI, Z. Opinion | YouTube, the Great Radicalizer. The New York Times, 10 mar. 2018. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2018/03/10/opinion/sunday/youtube-politics-radical.html>. Acesso em: 3 set. 2024.
WEINEL, M. Recognizing Counterfeit Scientific Controversies in Science Policy Contexts: A Criteria-Based Approach. In: CAUDILL, D. S.; CONLEY, S. N.; GORMAN, M. E.; WEINEL, M. (orgs.). The Third Wave in Science and Technology Studies: Future Research Directions on Expertise and Experience. Cham: Springer International Publishing, 2019. p. 53–70. DOI 10.1007/978-3-030-14335-0_4. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/978-3-030-14335-0_4>. Acesso em: 3 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-14335-0_4
WERNECK, C. L. L.; CRUZ, E. P. O Uso Do Youtube Como Ferramenta De Marketing: Estudo De Caso Da Imobiliária Tecnisa. Redalyc, 2009. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=441742837001>. Acesso em: 3 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v3i3.61
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Comunicação & Inovação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.