DESESPECIALIZAÇÃO, NOVOS SABERES E QUEBRA DE FRONTEIRAS: o trabalho dos comunicadores a partir do mapeamento de artigos do Intercom (2019-2

o trabalho dos comunicadores a partir do mapeamento de artigos do Intercom (2019-2013)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259812

Palavras-chave:

trabalho dos comunicadores, GP Intercom, CPCT

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que é parte do Projeto Datificação da Atividade de Comunicação e Trabalho de Arranjos de Comunicadores[1]. O objetivo é abordar o trabalho de comunicadores, buscando contemplar grupos profissionais distintos para compreender de forma ampla como a plataformização tem modificado suas atividades e se há distinções entre eles na relação com as tecnologias digitais. Para tanto, foram feitas buscas na base de dados dos Congressos Nacionais do Intercom, realizados entre 2019 e 2023, em artigos publicados nos anais do período, referentes a Grupos de Trabalho relacionados ao Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Audiovisual.

 

[1] Pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP) ,com apoio da Fapesp (Projeto 2022/05714-0) e do CNPq.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Flávia Marques da Silva, Universidade de São Paulo - São Paulo -São Paulo - SP - Brasil

Jornalista e doutora em Ciências da Comunicação. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em
Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP). Universidade de São Paulo. São Paulo. Brasil.

Cláudia Nonato, Universidade de São Paulo - São Paulo - SP- Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Editora Executiva da revista Comunicação & Educação, na mesma instituição. É pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP)

Fernando Felício Pachi Filho, Faculdade Salvador Arena e Universidade de São Paulo - São Paulo/SP - Brasil

Jornalista e doutor em Ciências da Comunicação. Pesquisador do Centro de Pesquisa em
Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP). Universidade de São Paulo. São Paulo. Brasil.

Tania Caliari, Universidade de São Paulo - São Paulo - São Paulo - SP - Brasil

Jornalista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras
Legitimidades – Diversitas, da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em
Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP). Universidade de São Paulo. São Paulo. Brasil.

Thaís Aiello, Universidade Metodista de São Paulo - São Bernardo/SP - Brasil

Jornalista e doutoranda em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação (PPGCOM) da
Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e
Trabalho (CPCT/ECA-USP). Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo. Brasil.

Referências

ALVES, M.C.D. Processos criativos em uma agência de publicidade colaborativa: transformações em movimento. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Joinville – SC. 2018. Anais [...] Disponível em https://portalintrcom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0459-1.pdf. Acesso em mai. 2024.

ALVES, M.C.D. Publicidade e complexidade: notas sobre transformações em movimento. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belém – PA. 2019. Anais [...] Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0798-1.pdf. Acesso em abr. 2024.

CAZALE, R.C. T. ; MACHADO FILHO, F. Inteligência artificial e televisão aberta brasileira: aparelhos inteligentes diante de um consumidor multitelas. In: MARQUIONI, C.E. ; FISCHER, G. D. Da televisão às televisualidades [livro eletrônico] : continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas– Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020. – (Olhares Transversais; v. 1), p. 295-312. Disponível em: https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/da-televisao-as-televisualidades-continuidades-e-rupturas-em-tempos-de-multiplas-plataformas/. Acesso em: 10 jan. 2024.

FIGARO, R. (Coord.). Como trabalham os comunicadores em tempos da pandemia da COVID-19?. São Paulo: ECA-USP, 2020. Disponível em: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/publicacoes_cpct/relatorio-de-pesquisa-como-trabalham-os-comunicadores-em-tempos-de-pandemia-da-COVID-19/. Acesso em 24 jun. 2024.

FIGARO, R. (Coord.). Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de COVID-19: 1 ano e 500 mil mortes. São Paulo: ECA-USP, 2021. Disponível em: https://comunicacaoetrabalho.eca.usp.br/publicacoes_cpct/como-trabalham-os-comunicadores-no-contexto-de-um-ano-da-pandemia-de-COVID-19-1-ano-e-500-mil-mortes/. Acesso em 24 jun. 2024.

FIGARO, R. et al. Como trabalham os comunicadores na pandemia do COVID-19?. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, v. 3, 3 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.33239/rjtdh.v.76

FIGARO, Roseli (Org.). As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. São Paulo: ECA/USP, 2018.

FIGARO, Roseli (Org.). Discurso jornalístico e condições de produção em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia [recurso eletrônico] São Paulo : ECA-USP :Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, 2021.

FIGARO, Roseli et al. Os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de COVID-19. Líbero, [s. l.], ed. 49, p. 61-89, set./dez. 2021. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/1621.

FIGARO, Roseli et al. RECONFIGURAÇÕES DO TRABALHO E DA IDENTIDADE DE JORNALISTAS: reflexões com base em pesquisa no período de pandemia de COVID-19. Revista Observatório , [S. l.], v. 8, n. 1, p. a7pt, 2022. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a7pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13791. Acesso em: 27 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a7pt

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GUIMARÃES, L.; HANSEN, F. Entre processos criativos e plataformas digitais: um recorte da pesquisa da pesquisa sobre o trabalho freelancer. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 2021. Anais [...] Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt2-pp/leticia-guimaraes.pdf Acesso em jun 2024 Acesso em mar.2024.

HARTLEY, J. Digital futures for cultural and media studies. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203814284

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KISCHINHEVSKY, M. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

LIMA, Samuel P. (Org.); MICK, Jacques et al. Perfil do jornalista brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho. 1. ed. Florianópolis : Quórum Comunicações, 2022.

MARQUES, A.; REBECHI, C. N. A "uberização" da gestão do trabalho por meio do Net Promoter Score (NPS): uma reflexão no contexto dos estudos sobre comunicação e trabalho no capitalismo contemporâneo. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2020, Salvador (virtual). Disponível em: https://portalinter com.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0682-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

MARQUES, Ana Flávia. A redação virtual e as rotinas produtivas dos arranjos econômicos de comunicação alternativos às corporações de mídia. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação - Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.

MARQUIONI, C.E. ; FISCHER, G. D. Da televisão às televisualidades [livro eletrônico] : continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas– Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020. – (Olhares Transversais; v. 1). Disponível em: https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/da-televisao-as-televisualidades-continuidades-e-rupturas-em-tempos-de-multiplas-plataformas/. Acesso em: 10 jan. 2024.

MÉDOLA, A.S.L. D.A pesquisa em televisão e vídeo: um panorama da produção científica no núcleo de pesquisa Comunicação Audiovisual da Intercom. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 33, 2010, Caxias do Sul. Anais, São Paulo: Intercom, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/lista_area_DT4-TV.htm. Acesso em 10 jan. 2024.

MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2020.

OLIVEIRA, D.F. Discursos sobre a Publicidade Programática e Trabalho Publicitário. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 2021.

REBECHI, Cláudia N.. Comunicação nas relações de trabalho: análise crítica de vozes da comunicação organizacional no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. doi:10.11606/D.27.2009.tde-22072009-092823. Acesso em: 2024-07-19. DOI: https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-22072009-092823

REBECHI, Claudia Nociolini. Prescrições de comunicação e racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas em diálogo com o discurso do IDORT (anos 1930-1960). 2014. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-20102014-110342. Acesso em: 2024-07-19. DOI: https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-20102014-110342

RIBEIRO, R. G.; LONDERO, R.R. A sociedade do desempenho e trabalho de relações públicas no meio digital. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2020, Salvador (virtual). Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0706-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

SANDI, A. Q.; ALMANSA-MARTINEZ, A. Tendências digitais em comunicação organizacional, aproximações entre Brasil e Espanha. In: 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2023, Belo Horizonte. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202316472164dd27c909c0d.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

SCALEI, V.; FINGER, C. Televisão, big data e algoritmos: o que fazer com tantos dados sobre a audiência? In: MARQUIONI, C.E. ; FISCHER, G. D. Da televisão às televisualidades [livro eletrônico] : continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas– Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020. – (Olhares Transversais; v. 1),, p. 312-329. Disponível em: https://seloppgcomufmg.com.br/publicacao/da-televisao-as-televisualidades-continuidades-e-rupturas-em-tempos-de-multiplas-plataformas/. Acesso em: 10 jan. 2024.

SCHWARTZ, Yves; DUC, Marclle ; DURRIVE, Louis. Trabalho e uso de si. In: SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (Org..). Trabalho e ergologia. Conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2007. p. 189-206.

SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataformas. Buenos Aires: Caja Negra, 2018.

TREIN, S.R. 2020 O ethos (imagem de si) publicitário na perspectiva dos cursos de Publicidade e Propaganda do Brasil. In: 43o. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, VIRTUAL. ANAIS [...] Disponível em https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19917 Acesso em jun.2024

TRINDADE, E. et al. Lógicas Publicitárias e mediações algorítmicas: algumas perspectivas. In: 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – João Pessoa – PB. 2022. Anais [...] Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0713202217033162cf25138abc1.pdf Acesso em mai. 2024.

VALENTE, T. B. Perspectivas do trabalho publicitário: cenários, perfil profissional e modelos de atuação em publicidade nos dias atuais. In: 4 3º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL. 2020. Anais [...] Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1806-1.pdf Acesso em jun.2024.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Marques da Silva, A. F., Nonato, C., Pachi Filho, F. F., Caliari, T., & Aiello, T. (2025). DESESPECIALIZAÇÃO, NOVOS SABERES E QUEBRA DE FRONTEIRAS: o trabalho dos comunicadores a partir do mapeamento de artigos do Intercom (2019-2: o trabalho dos comunicadores a partir do mapeamento de artigos do Intercom (2019-2013). Comunicação & Inovação, 26, e20259812. https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259812