Imagens, enquadramentos e quadriculamentos familiares no novo cinema argentino: restos e rastros da ditadura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.5452

Palavras-chave:

Novo Cinema Argentino, memória e ditadura, topologias e convívios familiares.

Resumo

O presente estudo busca identificar restos e rastros de realidades presentes nos filmes La Ciénaga (Lucrecia Martel, 2001) e Leonera (Pablo Trapero, 2008) - com base em fatos de ordem política e governamental que tiveram lugar na Argentina e levando em conta manifestações, declarações explícitas dos cineastas em foco. Considerando a indefinição de fronteiras que se estendem entre a razão dos fatos e a razão da ficção, analisamos nas imagens das topologias da casa familiar o princípio do quadriculamento que, inscrito nas abstrações dos convívios e nas concretudes dos cômodos domésticos, configura e apresenta, nas obras em foco, peculiaridades e vestígios que inferem uma memória pós-ditatorial.

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Biografia do Autor

  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutora em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP); pós-doutora em Cinema (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais - GRUDES (PPGCom/UTP - CNPq). Email: sandrafischer@uol.com.br

  • Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutoranda e Mestre pelo PPGCom/UTP. Pesquisadora associada ao GRUDES (PPGCom/UTP - CNPq). Email: alinevaz900@gmail.com

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Publicado

2019-08-12

Como Citar

Imagens, enquadramentos e quadriculamentos familiares no novo cinema argentino: restos e rastros da ditadura?. (2019). Comunicação & Inovação, 20(43). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.5452

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