Comunicação e Identidade organizacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia: estudo de Manual de Gestão de Crise e da relação de sentido em duas repercussões na mídia

Autores

  • Felipe Diemer de Lemos Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Florence Marie Dravet Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Luiz Carlos de Assis Iasbeck Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6170

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Crise, Identidade Organizacional, Igreja Adventista do Sétimo Dia

Resumo

o artigo exploratório analisa a tensão existente entre os conceitos de identidade organizacional (IASBECK, 1997) e comunicação em situações de crise e um dos resultantes desta relação, que é a possibilidade de ressignificação da própria identidade da organização. Isso é mostrado a partir da perspectiva da gestão de crise no contexto desenvolvido por uma organização religiosa, a saber, a Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, utilizando o conceito de irritações de Luhmann (2010). Para tanto, a análise empírica é feita em duas fontes de evidências: análise do Manual de Crise da instituição (1) e repercussão na mídia de duas crises no contexto da disputa de sentidos (2). Resultados desta análise empírica procuram evidenciar a relação direta entre o processo de gerenciamento da crise e a maneira como este processo pode conduzir a contribuições para a identidade da organização. A crise, por isso, conceitualmente vai além da ideia apenas de um problema, mas de uma oportunidade de ressignificação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Diemer de Lemos, Universidade Católica de Brasília (UCB)
    Jornalista pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e especialista em Comunicação Corporativa (UNISUL) e Marketing Estratégico (Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP). Mestre em Comunicação - Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações.
    Assessor de Comunicação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DAS - Brasil).
  • Florence Marie Dravet, Universidade Católica de Brasília (UCB)
    Coordenadora do PPGCOM/UCB. Possui graduação em Letras - Universidade Paul Valéry - Montpellier, França (1995), Mestrado em Didactologia das Línguas e Culturas - Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (1997) e Doutorado em Didactologia das Línguas e Culturas - Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, poesia, diálogo, comunicação intercultural e literatura.
  • Luiz Carlos de Assis Iasbeck, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Jornalista, mestre e doutor em em Comunicação e Semiótica. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações.

  • Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações.

    Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

    http://lattes.cnpq.br/8069653382475080

    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Comunicação e Identidade organizacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia: estudo de Manual de Gestão de Crise e da relação de sentido em duas repercussões na mídia. (2020). Comunicação & Inovação, 21(45). https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6170

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)