TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8693

Palavras-chave:

Estudantes, Informação, Desenvolvimento escolar

Resumo

O presente estudo aprofunda a temática da tecnologia no processo de aprendizagem dos estudantes, objetivando verificar a importância das tecnologias digitais no processo de aprendizagem. Para aprofundar essa questão foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa a partir de autores e suas obras que aprofundam a temática em estudo como Busarello (2016), Alves (2015), Bittencourt (2015), Clementi (2014), Fava (2014) e Gabriel (2013, 2021). O estudo mostra que diante do contexto da era da informação digital do século XXI, plataformas como Porvir, Árvore e Escape Factory são ferramentas digitais disponíveis para auxiliar professores e alunos no processo de aprendizagem. A educação encontra-se em transformação, os alunos não aprendem somente no ambiente escolar, de sala de aula, pois hoje em dia a informação também está disponível em bibliotecas digitais, blogs, sites da internet, videoaulas e nas redes sociais, e circula em várias velocidades de acordo com a conexão disponível.

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Biografia do Autor

Daiane Carvalho da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Janaína Pereira Pretto Carlesso, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana – UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana – UFN

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

DOSSIÊ: (MULTI) LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS