TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8693Palavras-chave:
Estudantes, Informação, Desenvolvimento escolarResumo
O presente estudo aprofunda a temática da tecnologia no processo de aprendizagem dos estudantes, objetivando verificar a importância das tecnologias digitais no processo de aprendizagem. Para aprofundar essa questão foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa a partir de autores e suas obras que aprofundam a temática em estudo como Busarello (2016), Alves (2015), Bittencourt (2015), Clementi (2014), Fava (2014) e Gabriel (2013, 2021). O estudo mostra que diante do contexto da era da informação digital do século XXI, plataformas como Porvir, Árvore e Escape Factory são ferramentas digitais disponíveis para auxiliar professores e alunos no processo de aprendizagem. A educação encontra-se em transformação, os alunos não aprendem somente no ambiente escolar, de sala de aula, pois hoje em dia a informação também está disponível em bibliotecas digitais, blogs, sites da internet, videoaulas e nas redes sociais, e circula em várias velocidades de acordo com a conexão disponível.
Downloads
Referências
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo do conceito à prática.. São Paulo: DVS Editora, 2015.
APOSTOLOPOULOS, Aris. A pesquisa de Gamificação no trabalho de 2019. TalentLMS, 2019. Disponível em: https://www.talentlms.com/blog/gamification-survey-results/. Acesso em: 26 jul. 2022.
ARAUJO, Elaine Vasquez Ferreira; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Tics e interdisciplinaridade: contribuições para práticas educacionais. Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias – RJ, 2016. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf Acesso em 30 mar. 2023.
BITTENCOURT, Dênia Falcão de. Resolução e transformação de conflitos no âmbito da EaD. Ponta Grossa: NUTEAD/UEPG, 2015.
BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.
CETIC. TIC Domicílios (2021). Disponível em: https://data.cetic.br/explore/?pesquisa_id=1&unidade=Usu%C3%A1rios. Acesso em: 28 jul. 2022.
CLEMENTI, Juliana Augusto. Diretrizes motivacionais para comunidades de prática baseadas na gamificação. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis, 2014.
FAVA, Rui. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.
GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: como se transformar no profissional digital do futuro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
OLIVEIRA, Samir Iásbeck. Porque somos tão atraídos por estratégias de gamificação. Estado de Minas, Minas Gerais, 14 de junho de 2022. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/opiniao/2022/06/14/interna_opiniao,1373194/por-que-somos-tao-atraidos-por-estrategias-de-gamificacao.shtml. Acesso em: 27 jul. 2022.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Daiane Carvalho da Silva, Janaína Pereira Pretto Carlesso, Taís Steffenello Ghisleni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND