AVALIAÇÃO EM PERSPECTIVA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10138Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, representações sociais, ensino superior, formação docente, inovação pedagógicaResumo
Este estudo investigou as representações sociais de professores universitários sobre avaliação no ensino superior, com base na Teoria das Representações Sociais e no Construtivismo Social. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), com 68 participantes, cujas evocações foram analisadas por meio da análise prototípica e da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), com suporte do software IRaMuTeQ. Os resultados evidenciaram que os termos "Conhecimento", "Feedback" e "Aprendizagem" compõem o núcleo central das representações, enquanto "Medir" e "Nota" situam-se nas periferias, refletindo uma tensão entre avaliação como controle e como transformação. As representações estão ancoradas nas práticas docentes e revelam uma compreensão tradicional da avaliação. O estudo pode contribuir para orientar políticas e práticas de formação docente.
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