Acesso à Educação Superior e Desenvolvimento Regional: Como esses construtos se relacionam?
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.2265Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a relação de simetria entre os níveis de acesso à educação superior com o desenvolvimento regional. Como procedimento metodológico, realizou-se um estudo empírico nos 853 municípios de Minas Gerais, por meio do modelo estatístico de regressão múltipla, com o propósito de analisar a existência de correlações entre variáveis ligadas à educação superior com indicadores de crescimento econômico, mensurados através de taxas de empreendedorismo, níveis de desemprego e produto interno bruto municipal. Os resultados apresentam forte simetria entre acesso à educação superior com aumentos nos níveis de desenvolvimento econômico municipal, sendo o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) uma importante estratégia de política pública, capaz de ampliar o acesso à educação superior e, consequentemente, estimular o desenvolvimento municipal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Donizeti Leandro de Souza, Luiz Gonzaga de Castro Junior, Lílian Ferrugini, Natália Carolina Duarte de Medeiros (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).