Acesso à Educação Superior e Desenvolvimento Regional: Como esses construtos se relacionam?
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.2265Abstract
O objetivo deste artigo é analisar a relação de simetria entre os níveis de acesso à educação superior com o desenvolvimento regional. Como procedimento metodológico, realizou-se um estudo empírico nos 853 municípios de Minas Gerais, por meio do modelo estatístico de regressão múltipla, com o propósito de analisar a existência de correlações entre variáveis ligadas à educação superior com indicadores de crescimento econômico, mensurados através de taxas de empreendedorismo, níveis de desemprego e produto interno bruto municipal. Os resultados apresentam forte simetria entre acesso à educação superior com aumentos nos níveis de desenvolvimento econômico municipal, sendo o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) uma importante estratégia de política pública, capaz de ampliar o acesso à educação superior e, consequentemente, estimular o desenvolvimento municipal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).