Produtividade e inovação: reflexão teórica no cenário industrial
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.2781Resumo
Este artigo analisa conceitos e estudos acerca dos temas produtividade, formas de mensuração e sua relação como tema inovação por meio de um ensaio teórico. A partir do estudo realizado pretendeu-se avançar na discussão de relação entre o indicador de produtividade que pode ser considerado um indicador para indústria e países participantes da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). Pode-se verificar que os indicadores de produtividade mudaram ao longo dos anos, sendo inicialmente envolvidos fatores tangíveis e, gradualmente, passaram a ser utilizados fatores intangíveis. Embora ocorra divergência entre pesquisadores sobre quais os melhores e mais apropriados indicadores de produtividade, verificou-se que a adoção de modelos de mensuração deve ser aplicada ao ambiente estudado. Como contribuição do ensaio teórico, apontou-se relação entre produtividade e inovação, indicando que inovação afeta produtividade, embora os impactos não tenham forma ainda de mensuração testada. Sugere-se, a partir do artigo, a elaboração de modelo de mensuração que relacione impacto da inovação na produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Jefferson Lopes La Falce, Cristiana Fernandes De Muylder, Maria Aparecida Barbosa Lima-Toivanen (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).