Produtividade e inovação: reflexão teórica no cenário industrial
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.2781Resumo
Este artigo analisa conceitos e estudos acerca dos temas produtividade, formas de mensuração e sua relação como tema inovação por meio de um ensaio teórico. A partir do estudo realizado pretendeu-se avançar na discussão de relação entre o indicador de produtividade que pode ser considerado um indicador para indústria e países participantes da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). Pode-se verificar que os indicadores de produtividade mudaram ao longo dos anos, sendo inicialmente envolvidos fatores tangíveis e, gradualmente, passaram a ser utilizados fatores intangíveis. Embora ocorra divergência entre pesquisadores sobre quais os melhores e mais apropriados indicadores de produtividade, verificou-se que a adoção de modelos de mensuração deve ser aplicada ao ambiente estudado. Como contribuição do ensaio teórico, apontou-se relação entre produtividade e inovação, indicando que inovação afeta produtividade, embora os impactos não tenham forma ainda de mensuração testada. Sugere-se, a partir do artigo, a elaboração de modelo de mensuração que relacione impacto da inovação na produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).