CONFIGURAÇÕES ESTRATÉGICAS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM LEVANTAMENTO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.3195Resumo
Este artigo busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação da estratégia em micro e pequenas empresas do município de Londrina/PR. O referencial teórico aborda contexto ambiental, o tipo de estratégia adotada, o grau empreendedor bem como as formas de desenvolvimento da estratégia das micro e pequenas empresas. A pesquisa define-se como quantitativa e descritiva, caracterizando-se como um survey em 219 organizações de Londrina/PR. Os resultados indicam que as MPES de Londrina possuem como perfil estratégico dominante o ambiente local e estão constantemente analisando seu ambiente de atuação para desenvolver novos conceitos. Ao analisar o perfil das empresas por ramo de atividade observam-se semelhanças na maioria das configurações estratégicas, sendo a principal diferença o tipo de estratégia adotada pelo comércio e indústria que difere do tipo estratégico das empresas de serviços; enquanto comércio e industria são mais cautelosos e estáveis, as empresas de serviços ousam mais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).