O marketing interno como elemento básico ao desenvolvimento de cidades e localidades

Autores

  • Renato Henrique da Luz Mestrando na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
  • Roseneide Maria de Lima Mestrando na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
  • Silvio Augusto Minciotti Docente do programa de mestrado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n97.4095

Resumo

Diante de um cenário de temores e incertezas e com o acirramento da concorrência em todos os campos, também as localidades buscam novas formas de promover as potencialidades das cidades em toda sua dimensão. A essência da questão do desenvolvimento de uma localidade reside em gerenciar bem os processos de troca entre a cidade ou região e seus diversos públicos, tais como novos investidores e turistas, entre outros. Entretanto, direcionar ações para o munícipe é entender o seu papel como fundamental para o desenvolvimento da localidade. Esse ensaio teve como objetivo desenvolver um framework visando subsidiar novos estudos acadêmicos e a atuação dos gestores das cidades que buscam o desenvolvimento e veem na prática de marketing um bom caminho para atingir este fim. Mais especificamente, o framework desenvolvido configura-se como uma ferramenta muito útil para orientar a prática do marketing interno como um importante recurso para se atingir o desenvolvimento local.

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Biografia do Autor

Renato Henrique da Luz, Mestrando na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

Ciências Socias.

Roseneide Maria de Lima, Mestrando na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

Ciências Sociais.

Silvio Augusto Minciotti, Docente do programa de mestrado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

Ciências Sociais.

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Publicado

09-03-2017

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