VULNERABILIDADE E INVISIBILIDADE: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.4324Resumo
Em resposta a demandas por pesquisa com foco na vulnerabilidade de pessoas com deficiência e consumidoras, esta pesquisa estipulou o objetivo de compreender como se revela a vulnerabilidade do consumidor com síndrome de Down em suas interações com o ambiente de mercado da cidade do Rio de Janeiro. Na etapa empírica do estudo, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas em profundidade com dezoito sujeitos Down e com seus familiares, num total de 44 informantes. A coleta de dados escorou-se em narrativas de histórias de vida, descrição de fotografias e aplicação de técnicas projetivas. Tratados por análise de conteúdo, os dados geraram quatro categorias, sendo a primeira relacionada à mobilidade urbana, a segunda ao ambiente sociotécnico do mercado, a terceira aos problemas envolvendo dinheiro e crédito e, finalmente, a quarta à invisibilidade do consumidor com síndrome de Down.
Palavras-chave: Vulnerabilidade do consumidor; exclusão; síndrome de Down.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).