VULNERABILIDADE E INVISIBILIDADE: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Marina Dias de Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leticia Casotti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • José Luis Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.4324

Resumo

Em resposta a demandas por pesquisa com foco na vulnerabilidade de pessoas com deficiência e consumidoras, esta pesquisa estipulou o objetivo de compreender como se revela a vulnerabilidade do consumidor com síndrome de Down em suas interações com o ambiente de mercado da cidade do Rio de Janeiro. Na etapa empírica do estudo, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas em profundidade com dezoito sujeitos Down e com seus familiares, num total de 44 informantes. A coleta de dados escorou-se em narrativas de histórias de vida, descrição de fotografias e aplicação de técnicas projetivas. Tratados por análise de conteúdo, os dados geraram quatro categorias, sendo a primeira relacionada à mobilidade urbana, a segunda ao ambiente sociotécnico do mercado, a terceira aos problemas envolvendo dinheiro e crédito e, finalmente, a quarta à invisibilidade do consumidor com síndrome de Down.

Palavras-chave: Vulnerabilidade do consumidor; exclusão; síndrome de Down.

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Biografia do Autor

Marina Dias de Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Leticia Casotti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

José Luis Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

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Publicado

01-03-2018