VALORES DE MERCADO PARA ATRIBUTOS DE CALÇADOS: UM ESTUDO COM SAPATOS SOCIAIS MASCULINOS NO MERCADO VAREJISTA DA CIDADE DE SÃO PAULO UTILIZANDO A ABORDAGEM DE PREÇOS HEDÔNICOS

Autores

  • Alexandre Mendes da Silva Universidade de São Paulo
  • Cláudio Felisoni de Angelo Universidade de São Paulo
  • José Augusto Giesbrecht da Silveira Universidade de São Paulo
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4816

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a relação entre as características dos calçados sociais masculinos e o seu preço de varejo no município de São Paulo. Para isso, o trabalho utiliza o método de preços hedônicos para a identificação e precificação dos atributos mais importantes para o consumidor final. O banco de dados foi composto por 1.120 observações envolvendo lojas localizadas no município de São Paulo. O modelo linear obtido tem poder de explicação para o modelo de 80%. Os resultados indicam que a variável que mais impacta o preço do sapato social no município de São Paulo é o Couro em Cromo Alemão no cabedal do calçado. Por outro lado, a variável que mais desconta no preço é a presença do Solado de Borracha.  A pesquisa pode ajudar fabricantes a desenvolverem produtos com características mais desejáveis aos consumidores e também pode ajudá-los a aperfeiçoar o portfólio de produtos existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Mendes da Silva, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração - FEA-USP

Área de Economia das Organizações

Programa de Varejo - PROVAR

 

Cláudio Felisoni de Angelo, Universidade de São Paulo

Doutor em Economia- FEA-USP

Área de Economia das Organizações

Docente da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

 

José Augusto Giesbrecht da Silveira, Universidade de São Paulo

Doutor em Economia- FEA-USP

Área de Economia das Organizações

Docente da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Nuno Manoel Martins Dias Fouto, Universidade de São Paulo

Doutor em Economia- FEA-USP

Área de Economia das Organizações

Docente da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

da Silva, A. M., de Angelo, C. F., Giesbrecht da Silveira, J. A., & Dias Fouto, N. M. M. (2019). VALORES DE MERCADO PARA ATRIBUTOS DE CALÇADOS: UM ESTUDO COM SAPATOS SOCIAIS MASCULINOS NO MERCADO VAREJISTA DA CIDADE DE SÃO PAULO UTILIZANDO A ABORDAGEM DE PREÇOS HEDÔNICOS. Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4816