RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: TERMOS E TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5304Resumo
A evolução do conhecimento nas áreas de inovação e sustentabilidade surge de um processo dinâmico de consolidação de conceitos e teorias em pesquisas acadêmicas em todo mundo. Neste contexto o presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica de artigos relacionados com inovação e sustentabilidade, por meio das análises de redes semânticas. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória, bibliométrica, longitudinal, adotando as análises de redes semânticas para, através da métrica betweenness centrality estabelecer padrões e tendências de documentos científicos completos. A base utilizada se constitui de 1054 artigos completos da base de dados Web of Science. Os resultados indicam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira é teórica, onde os resultados da pesquisa auxiliam a exploração da área estudada ao longo do tempo. A segunda vertente é prática, uma vez que a metodologia utilizada pode ser um importante instrumento para compreender uma área cientifica extensa e complexa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).