RELAÇÕES ENTRE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: TERMOS E TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5304Resumo
A evolução do conhecimento nas áreas de inovação e sustentabilidade surge de um processo dinâmico de consolidação de conceitos e teorias em pesquisas acadêmicas em todo mundo. Neste contexto o presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica de artigos relacionados com inovação e sustentabilidade, por meio das análises de redes semânticas. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória, bibliométrica, longitudinal, adotando as análises de redes semânticas para, através da métrica betweenness centrality estabelecer padrões e tendências de documentos científicos completos. A base utilizada se constitui de 1054 artigos completos da base de dados Web of Science. Os resultados indicam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira é teórica, onde os resultados da pesquisa auxiliam a exploração da área estudada ao longo do tempo. A segunda vertente é prática, uma vez que a metodologia utilizada pode ser um importante instrumento para compreender uma área cientifica extensa e complexa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Renato Neder, Olivan da Silva Rabêlo, Denner Passos Honda, Paulo Augusto Ramalho de Souza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).