DESEMPENHO DO COMÉRCIO BRASILEIRO DE SOJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES DE COMPETITIVIDADE REVELADA (2000-2019) E DO MÉTODO CONSTANTE MARKET-SHARE (2000-2013)
Palavras-chave:
Competitividade. Soja. Constant Market-Share. China.Resumo
Este artigo teve como objetivo identificar as fontes de desempenho das exportações brasileiras de soja por meio do método Constant Market Share (CMS) no período (2000- 2013). Esta análise teve como base metodológica o método Constant Market-Share em três períodos: 2000 a 2003 (período I), 2004 a 2008 (período II) e 2009 a 2013 (período III). Os resultados mostraram o efeito crescimento do comércio mundial como decisivo para o comportamento das exportações da soja do Brasil e das regiões, enquanto o efeito destino teve força negativa em quase todos os períodos analisados. O efeito destino China positivo, por sua vez, contribuiu para amenizar o resultado negativo do efeito destino total. Por fim, o efeito competitividade foi negativo para o desempenho das vendas apenas para a região Sul no período I, demonstrando que a soja vem ganhando notoriedade competitiva nos mercados.
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