TEMPO DE MARCAS LÍQUIDAS: UM ESTUDO SOBRE O VALOR DAS PRINCIPAIS MARCAS GLOBAIS
Palavras-chave:
Valor da marca. Valor das Empresas. Ativos intangíveisResumo
Vivemos tempos líquidos em que as construções do século XX dão lugar a novos conceitos econômicos. Os ativos intangíveis apresentam crescimento na composição do valor das empresas e a marca constitui-se em importante componente destes ativos, representando um elo entre empresas e clientes. Realizou-se pesquisa com o objetivo de analisar o comportamento das marcas mais valiosas do mundo de 2001 a 2018 e identificar se os conceitos de “liquidificação” propostos por Bauman podem ser empregados à marca. Utilizou-se o Ranking de valor das marcas da Interbrand e constatou-se que houve flutuações na posição, valor monetário das marcas além do surgimento de novas marcas. 25.15% das marcas estiveram em todos os anos, 51% das marcas presentes em 2001 estavam também em 2018, mas nenhuma das 171 marcas que constituíram os diferentes rankings anuais sustentaram suas posições no período. Resultados conduzem a discussão de que vivemos tempos de marcas líquidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sérgio Feliciano Crispim, Marcos Dornelles (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).