NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO-PORTUÁRIO: estudo comparativo dos portos de Rio Grande e Itapoá para exportações de autopeças produzidas no Estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20236815

Palavras-chave:

Exportação, Indústria de autopeças, Nível de serviço logístico-portuário, Sul do Brasil

Resumo

O mundo atual tem se mostrado cada vez mais conectado, com economias interdependentes e processos produtivos deslocalizados e dependentes de cadeias de suprimentos de alcance global. Para que esse sistema de produção funcione, os portos têm destacada importância, representando elos que podem contribuir para a competitividade das empresas. Dado esse contexto, este trabalho teve como objetivo central analisar comparativamente os portos de Rio Grande e Itapoá, pela ótica de exportadores, em relação ao embarque de autopeças fabricadas no Estado do Rio Grande do Sul. Considerando-se esse objetivo e levando em conta os principais critérios associados ao nível de serviço logístico-portuário identificados na literatura, foi realizada uma survey orientada aos gestores das empresas desse setor e região. Os dados coletados foram analisados mediante de procedimentos de estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Os resultados indicaram como critérios estatisticamente significantes os custos portuários e a eficiência portuária. Juntos, esses critérios foram capazes de explicar 55,9% da avaliação geral do Porto de Rio Grande comparativamente ao de Itapoá, constituindo fatores críticos para a competitividade desses dois portos pela ótica dos respondentes.

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Biografia do Autor

Suelen Borsato, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul, com atuação nas áreas de exportação, importação e logística internacional.

Guilherme Bergmann Borges Vieira, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Administração - Hab Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestre em Gestión Portuaria y Transporte Intermodal pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid (1997) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEP/UFRGS (2013). Atualmente, é docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGEP/UCS e PPGA/UCS) e consultor de logística internacional. Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Operações e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeia logístico-portuária, distribuição física internacional e gestão da internacionalização. 

Carlos Honorato Schuch Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduado em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de operações e logística, gestão da cadeia de suprimentos e gestão de operações públicas.

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

Borsato, S., Bergmann Borges Vieira, G., & Santos, C. H. S. (2023). NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO-PORTUÁRIO: estudo comparativo dos portos de Rio Grande e Itapoá para exportações de autopeças produzidas no Estado do Rio Grande do Sul. Gestão & Regionalidade, 39, e20236815. https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20236815