NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO-PORTUÁRIO: estudo comparativo dos portos de Rio Grande e Itapoá para exportações de autopeças produzidas no Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20236815Palavras-chave:
Exportação, Indústria de autopeças, Nível de serviço logístico-portuário, Sul do BrasilResumo
O mundo atual tem se mostrado cada vez mais conectado, com economias interdependentes e processos produtivos deslocalizados e dependentes de cadeias de suprimentos de alcance global. Para que esse sistema de produção funcione, os portos têm destacada importância, representando elos que podem contribuir para a competitividade das empresas. Dado esse contexto, este trabalho teve como objetivo central analisar comparativamente os portos de Rio Grande e Itapoá, pela ótica de exportadores, em relação ao embarque de autopeças fabricadas no Estado do Rio Grande do Sul. Considerando-se esse objetivo e levando em conta os principais critérios associados ao nível de serviço logístico-portuário identificados na literatura, foi realizada uma survey orientada aos gestores das empresas desse setor e região. Os dados coletados foram analisados mediante de procedimentos de estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Os resultados indicaram como critérios estatisticamente significantes os custos portuários e a eficiência portuária. Juntos, esses critérios foram capazes de explicar 55,9% da avaliação geral do Porto de Rio Grande comparativamente ao de Itapoá, constituindo fatores críticos para a competitividade desses dois portos pela ótica dos respondentes.
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