REDES SOCIAIS DOS EMPREENDEDORES PARA A INOVAÇÃO: Estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7082Palavras-chave:
Redes Sociais Empreendedoras, Inovação, Inovação na pequena empresa, Empreendedorismo, Agentes Locais de InovaçãoResumo
Os empreendedores são agentes imersos em suas relações sociais, compostas por uma rede de diversos tipos de atores. Considerando que a inovação é fator determinante para a sobrevivência da pequena empresa, o empreendedor deve contar com os recursos obtidos nos seus relacionamentos sociais para que seja possível ações inovadoras. O objetivo deste estudo é verificar como as redes sociais dos empreendedores favorecem a implementação de inovações por meio da obtenção de recursos. Foi utilizado o método de estudo de casos múltiplos, que permite obter uma maior compreensão do contexto do fenômeno estudado. Foram selecionados seis casos de empresas de sucesso do Programa Agentes Locais de Inovação-ALI e coletadas evidências de entrevistas semiestruturadas com nove empreendedores e cinco agentes locais de inovação. Os resultados apontam que as empresas analisadas inovam com a adoção de novas tecnologias e que foram percebidas semelhanças entre elas devido à padronização da intervenção do programa ALI.Downloads
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