REDES SOCIAIS DOS EMPREENDEDORES PARA A INOVAÇÃO: Estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7082Palavras-chave:
Redes Sociais Empreendedoras, Inovação, Inovação na pequena empresa, Empreendedorismo, Agentes Locais de InovaçãoResumo
Os empreendedores são agentes imersos em suas relações sociais, compostas por uma rede de diversos tipos de atores. Considerando que a inovação é fator determinante para a sobrevivência da pequena empresa, o empreendedor deve contar com os recursos obtidos nos seus relacionamentos sociais para que seja possível ações inovadoras. O objetivo deste estudo é verificar como as redes sociais dos empreendedores favorecem a implementação de inovações por meio da obtenção de recursos. Foi utilizado o método de estudo de casos múltiplos, que permite obter uma maior compreensão do contexto do fenômeno estudado. Foram selecionados seis casos de empresas de sucesso do Programa Agentes Locais de Inovação-ALI e coletadas evidências de entrevistas semiestruturadas com nove empreendedores e cinco agentes locais de inovação. Os resultados apontam que as empresas analisadas inovam com a adoção de novas tecnologias e que foram percebidas semelhanças entre elas devido à padronização da intervenção do programa ALI.Downloads
Referências
ALDRICH, H.; ZIMMER, C. Entrepreneurship through social networks. In D. L. SEXTON, D. L.; SMILOR, R. W. (org.), The Art and Science of Entrepreneurship, p. 3-23, 1986.
BERENDS, H., JELINEK, M., REYMEN, I.; STULTIËNS, R. Product Innovation Processes in Small Firms: Combining entrepreneurial effectuation and managerial causation. Journal of Product Innovation Management, v.31, n.3, 616-635. 2014.
BIRLEY, S. The role of networks in the entrepreneurial process. Journal of Business Venturing, v.1., n.1, p. 107-117, 1985.
BRUSH, C. GREENE, P.; HART, P. From initial idea to unique advantage: the entrepreneurial challenge of constructing a resource base. Academy of Management Executive, v.15, n.1, p.64-80, 2001.
CRESWELL, J. W. W.. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2009.
DEPROPRIS, L. Types of innovation and inter-firm co-operation. Entrepreneurship and Regional Development, v. 14, p. 337–353. 2002
DUBINI, P.; ALDRICH, H. Personal and extended networks are central to the entrepreneurial process. Journal of Business Venturing, v. 6, p. 305–313. 1991
ELFRING, T., HULSINK, W. Networking by entrepreneurs: patterns of tie formation in emerging organizations. Organization Studies v. 28 n. 12, p. 1849–1872. 2007
FELDENS, M. A. ; MACCARI, E. A. ; GARCEZ, M. P. . Barreiras para a inovação em produtos nas pequenas e médias empresas de tecnologia no Brasil. BBR. Brazilian Business Review , v. 9,n. 3, p. 1-24, 2012.
FERGUSON, R.; SCHATTKE, K.; PAULIN, M. The social context for value co-creations in an entrepreneurial network. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v.. 22 n. 2 p. 199-214. 2016
FILATOTCHEV, I.; LIU, X.; BUCK, T.; WRIGHT, M. The export orientation and export performance of high-technology SMEs in emerging markets: the effects of knowledge transfer by returnee entrepreneurs. Journal of International Business Studies, v. 40, p. 1005-1021. 2009.
FREEMAN, C. The greening of technology and models of innovation, Technological forecasting and social change, v. 53, n.01, september 1996.
GRANOVETTER, M. Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão. Revista Administração Eletrônica, n. 6 v. 1, 2007.
HITE, J. M. Evolutionary processes and paths of relationally embedded network ties in emerging entrepreneurial firms. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 29, n. 1, p.113–144, 2005
HUANG, H. C.; LAI, M. C.; LO, K. W. Do founders’ own resources matter? The influence of business networks on start-up innovation and performance. Technovation. v. 32, p. 316-327. 2012
HUGGINS, R. Forms of network resource: Knowledge access and the role of inter-firm networks. International Journal of Management Reviews, v. 12, n. 3, p. 335–352. 2010
HUGGINS, R.; THOMPSON, P. Entrepreneurship, innnovation and regional growth: a network theory. Small Business Economics, v. 45, n. 1, p. 103-128, 2015.
JENSEN, K. W.; SCHOTT, T. Start-up firms’ networks for innovation and export: facilitated and constrained by entrepreneurs’ networking in private and public spheres. Soc. Netw. Anal. Min. v. 48, n 5 p.48-60, 2014.
LARSON, A.; STARR, J. A network model of organization formation. A network model of organizational formation. Entrepreneurship: Theory & Practice, v. 17 n. 2, p. 5-16, 1993.
LE, N.T.B.; NGUYEN, T.V. The impact of networking on bank financing: The case of small and medium-sized enterprises in Vietnam. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, p. 867–887. 2009.
LEENDERS, R. T. A. J., DOLFSMA, W. A. Social Networks for Innovation and New Product Development. Journal of Product Innovation Management, v.33 n.2, p.123-131, (2016)
MALDONADO, M.; DIAS, N.; VARVAKIS, G. Managing innovation in small hightechnology firms: a case study in Brazil. Journal of technology management & innovation, v. 4, n. 2, p. 130-142, 2009.
NEWBERT, N., L.; TORNIKOSKI, E. T.; QUIGLEY, N. R. Exploring the evolution of supporter networks in the creation of new organizations. Journal of Business Venturing, v. 28, p. 281-298. 2013.
OCDE. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Brasília: Finep, tradução português, 2005.
OSTGAARD, T., A., BIRLEY, S. Personal networks and firm competitive strategy—a strategic or coincidental match? Journal of Business Venturing, v. 9, p. 281–305. 1994
PAREDES, B. J. B.; SANTANA, G. A. ; CUNHA, T. N. ; AQUINO, J. T. . Uma análise intrassetorial e intersetorial do grau de inovação de empresas de pequeno porte do estado de Pernambuco. Revista de Administração e Inovação, v. 12, p. 140-161, 2015.
PARTANEN, J., CHETTY, S. K., RAJALA, A. Innovation Types and Network Relationships. Entrepreneurship Theory and Practice, n. 38 v.5, 1027–1055, 2014
PITTAWAY, L., ROBERTSON, M., MUNIR, K., DENYER, D.; NEELY, A. (2004). Networking and innovation: A systemic review of the evidence. International Journal of Management Reviews, v.5, n.6, p 137–168. 2004
RAMANI, S. V.; MUKHERJEE, V. Can breakthrough innovations serve the poor (bop) and create reputational (CSR) value? Indian case studies. Technovation, v.35, n.5-6, p.295–305, 2014.
ROTHAERMEL, F.T.; DEEDS, D.L. Alliance type, alliance experience and alliance management capability in high-technology firms. Journal of Business Venturing, v.21, p.429–460. 2006
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 5 ed., London: Pearson Education Limited, 2009.
SCHOTT, T.; SEDAGHAT, M. Innovation embedded in entrepreneurs’ networks and national educational systems. Small Business Economics. v.43, n.2, p.463–476. 2014.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa. 6. ed., p.284, 2014.
STAM, W.; ARZLANIAN, S.; ELFRING, T. Social capital of entrepreneurs and small firm performance: a meta-analysis of contextual and methodological moderators. Journal Bussines Venturing. V.29, n.1, p.152–173. 2014
STAMM, I.; LUBINSKI, C. Crossroads of family business research and firm demography: A critical assessment of family business survival rates. Journal of Family Business Strategy, n.2, p.117-127, 2011.
TAVARES, B.; FERREIRA, M. A. M.; LIMA, A. T. F. C. Identificação e agrupamento de fatores de relevância na investigação das práticas de gestão das micro e pequenas empresas. Revista de Negócios, v.14, n.4, p.11–27, 2009.
UKKO, J; SAUNILA, M. Facilitating innovation capability through performance measurement: A study of Finnish SMEs. Management Research Review, v. 36, n. 10, p. 991-1010. 2013
VALE, G. M. V; AMÂNCIO, R; WILKINSON, J. Empreendedorismo, inovação e redes: uma nova abordagem. RAE, v.7, n.1, 2008.
VALE, G. M. V.; Fatores Condicionantes do Empreendedorismo: Redes Sociais ou Classes Sociais? Organização e Sociedade - Salvador, v.22, n.75, p.583-602. 2015
VASCONCELOS, G.; REZENDE, S.; GUIMARÃES, L.; FACHIN, R. Mobilizando Relacionamentos e Acessando Recursos na Criação e Evolução de Novos Negócios. Organizações & Sociedade, v.14, p.113-134, 2007.
VRANDE, V; JONG, J. P. J; VANHAVERBEKE, W. ROCHEMONT, M. Open innovation in SMEs: Trends, motives and management challenges. Technovation. V.29. P.423–437. 2009.
YIN, R. K. Estudo de caso:planejamento e método. 5ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gestão & Regionalidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).