REDES SOCIAIS DOS EMPREENDEDORES PARA A INOVAÇÃO: Estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7082

Palavras-chave:

Redes Sociais Empreendedoras, Inovação, Inovação na pequena empresa, Empreendedorismo, Agentes Locais de Inovação

Resumo

Os empreendedores são agentes imersos em suas relações sociais, compostas por uma rede de diversos tipos de atores. Considerando que a inovação é fator determinante para a sobrevivência da pequena empresa, o empreendedor deve contar com os recursos obtidos nos seus relacionamentos sociais para que seja possível ações inovadoras. O objetivo deste estudo é verificar como as redes sociais dos empreendedores favorecem a implementação de inovações por meio da obtenção de recursos. Foi utilizado o método de estudo de casos múltiplos, que permite obter uma maior compreensão do contexto do fenômeno estudado. Foram selecionados seis casos de empresas de sucesso do Programa Agentes Locais de Inovação-ALI e coletadas evidências de entrevistas semiestruturadas com nove empreendedores e cinco agentes locais de inovação. Os resultados apontam que as empresas analisadas inovam com a adoção de novas tecnologias e que foram percebidas semelhanças entre elas devido à padronização da intervenção do programa ALI.

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Biografia do Autor

Gustavo Passos Fortes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA / Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Administração de Empresas na Universidade Federal de Sergipe - UFS (2017), linha de pesquisa Empreendedorismo, pequenas empresas e inovação. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2011). Professor Assistente lotado no ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Pesquisador membro do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI/UFG) Atação como consultor e instrutor credenciado ao SEBRAE/SE na Área de Planejamento empresarial: Sub-área Planejamento estratégico e Diagnóstico empresarial (2015-2017). Com experiência na área de Administração, no setor comercial, financeiro, empreendedorismo, Inovação e consultorias diversas na área de inovação e gestão. Atuação como Agente Local de Inovação, como bolsista pesquisador CNPq no Programa ALI do SEBRAE-PE. Atuando na transferência, desenvolvimento de implementação de inovações em pequenas empresas da regional do Vale do São Francisco. Interesse em pesquisa nos temas: Empreendedorismo, Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Inovação; Estratégias empresariais; Educação empreendedora, Ecossistemas de inovação e empreendedorismo; Propriedade Intelectual e Industrial; Inovação tecnológica; Sistema de Inovação Local.

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Mestrado em Administração pela COPPEAD/UFRJ (1979) e Doutorado em Administração pela Cranfield University (1996). Pós- Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2007), sob supervisão de Louis Jacques Filion. Pós Doutorado em Empreendedorismo na FGV-SP (2015), sob a orientação do prof Tales Andreassi. Atuou como professora do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento em Meio Ambiente-PRODEMA da Universidade Federal de Sergipe- UFS de 1998 a 2003. Atuou como professora da Graduação e da Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná -UFPR no período de 2003 a 2009. Atuou como professora do Programa de Pós Graduação em Economia- da UFS de 2009 a 2012. Participou como coordenadora da elaboração do projeto de criação do Mestrado em Administração da UFS em 2010. Atuou como Coordenadora do Programa de Mestrado em Administração ?PROPADM da UFS de 2011 a 2013. Foi professora do Departamento de Administração e do PPGADM da UFPR de 2017 a 2020 e atualmente é professora Voluntária Permanente Sênior do Programa de Pós-Graduação em Administração- PPGADM da UFPR. Bolsista de Produtividade do CNPq, atuou como consultora ad-hoc da CAPES e do CNPQ de 1998 até o presente. É membro de Conselho Editorial e parecerista de diversos periódicos. Leciona as disciplinas de Empreendedorismo e Inovação no Mestrado e a disciplina Empreendedorismo Sustentável e Inovação no Doutorado em Administração da UFPR. Área de interesse em pesquisa atuais: Empreendedorismo e Inovação, Empreendedorismo Sustentável, Empreendedorismo Social, Aprendizagem Empreendedora, Redes Sociais Empreendedoras, Empreendedorismo em Turismo; Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Administração.

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

Fortes, G. P., & Teixeira, R. M. (2022). REDES SOCIAIS DOS EMPREENDEDORES PARA A INOVAÇÃO: Estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas. Gestão & Regionalidade, 38(114). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7082