ENTREPRENEURS' SOCIAL NETWORKS FOR INNOVATION: MULTIPLE CASE STUDY IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7082

Keywords:

Entrepreneurs’ Social Networks, Inovation, Small business innovation

Abstract

Entrepreneurs are highly engaged in their social relations, which are constituted of a network of different types of actors. Considering that innovation is a defining factor for small business survival, entrepreneurs need to count with resources from their social relationships to allow innovative actions. The goal of this study is to investigate how entrepreneurs’ social networks favor the implementation of innovations through resource acquisition. We applied the method of multiple cases for allowing a better understanding of the studied phenomenon. Six cases of successful companies in the scope of the Program of Local Innovation Agents (LIA) were selected to collect evidence from semistructured interviews with nine entrepreneurs and five Local Innovation Agents. The results point that the analyzed companies innovate by adopting similar new technologies due to the standardization of the LIA program intervention.

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Author Biographies

Gustavo Passos Fortes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA / Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Administração de Empresas na Universidade Federal de Sergipe - UFS (2017), linha de pesquisa Empreendedorismo, pequenas empresas e inovação. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2011). Professor Assistente lotado no ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Pesquisador membro do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI/UFG) Atação como consultor e instrutor credenciado ao SEBRAE/SE na Área de Planejamento empresarial: Sub-área Planejamento estratégico e Diagnóstico empresarial (2015-2017). Com experiência na área de Administração, no setor comercial, financeiro, empreendedorismo, Inovação e consultorias diversas na área de inovação e gestão. Atuação como Agente Local de Inovação, como bolsista pesquisador CNPq no Programa ALI do SEBRAE-PE. Atuando na transferência, desenvolvimento de implementação de inovações em pequenas empresas da regional do Vale do São Francisco. Interesse em pesquisa nos temas: Empreendedorismo, Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Inovação; Estratégias empresariais; Educação empreendedora, Ecossistemas de inovação e empreendedorismo; Propriedade Intelectual e Industrial; Inovação tecnológica; Sistema de Inovação Local.

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Mestrado em Administração pela COPPEAD/UFRJ (1979) e Doutorado em Administração pela Cranfield University (1996). Pós- Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2007), sob supervisão de Louis Jacques Filion. Pós Doutorado em Empreendedorismo na FGV-SP (2015), sob a orientação do prof Tales Andreassi. Atuou como professora do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento em Meio Ambiente-PRODEMA da Universidade Federal de Sergipe- UFS de 1998 a 2003. Atuou como professora da Graduação e da Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná -UFPR no período de 2003 a 2009. Atuou como professora do Programa de Pós Graduação em Economia- da UFS de 2009 a 2012. Participou como coordenadora da elaboração do projeto de criação do Mestrado em Administração da UFS em 2010. Atuou como Coordenadora do Programa de Mestrado em Administração ?PROPADM da UFS de 2011 a 2013. Foi professora do Departamento de Administração e do PPGADM da UFPR de 2017 a 2020 e atualmente é professora Voluntária Permanente Sênior do Programa de Pós-Graduação em Administração- PPGADM da UFPR. Bolsista de Produtividade do CNPq, atuou como consultora ad-hoc da CAPES e do CNPQ de 1998 até o presente. É membro de Conselho Editorial e parecerista de diversos periódicos. Leciona as disciplinas de Empreendedorismo e Inovação no Mestrado e a disciplina Empreendedorismo Sustentável e Inovação no Doutorado em Administração da UFPR. Área de interesse em pesquisa atuais: Empreendedorismo e Inovação, Empreendedorismo Sustentável, Empreendedorismo Social, Aprendizagem Empreendedora, Redes Sociais Empreendedoras, Empreendedorismo em Turismo; Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Administração.

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Published

2022-05-27

How to Cite

Fortes, G. P., & Teixeira, R. M. (2022). ENTREPRENEURS’ SOCIAL NETWORKS FOR INNOVATION: MULTIPLE CASE STUDY IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES. Gestão & Regionalidade, 38(114). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7082