ANÁLISE FÍLMICA EM PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO: SABENDO O PORQUÊ E COMO UTILIZÁ-LA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol37n112.7666Palavras-chave:
Análise Fílmica, Pesquisa qualitativa, estudos observacionaisResumo
Apesar de muitas publicações recentes em revistas científicas, parece faltar um amplo entendimento da produção de estudos observacionais usando a análise fílmica. Este artigo revisa o uso crescente da análise fílmica como uma estratégia de pesquisa qualitativa no campo de estudos da administração, com atenção especial para o porquê e como utilizá-la. Assim, esta revisão inicia-se com questões como: O que são esses estudos? Quais são os fatores que devem ser considerados para que continuem sendo produzidos? Quais são as possibilidades de lócus? Como o rigor científico é contemplado? Como resultado, espera-se um melhor entendimento qualitativo, descritivo, indutivo, interpretativo e reflexivo de seus aspectos metodológicos. Sua contribuição pode apoiar pesquisadores interessados em produzir estudos observacionais em análise fílmica, atentando para o rigor dessa abordagem de pesquisa, aplicada no passo a passo específico de cada estudo e considerando o lócus e objeto de estudo escolhidos.
Palavras-chave: Análise Fílmica. Pesquisa Qualitativa. Estudos Observacionais.
Downloads
Referências
Abbagnano, N. (2003). Dicionário de filosofia [Philosophy dictionary]. São Paulo: Martins Fontes.
Aoki, V. C. G. & Santos, S. S. S. (2020). Film analysis in management: A journey through the metaphors of the concept of leadership. Revista de Gestão, 27(2), 119-134. DOI: https://doi.org/10.1108/REGE-08-2018-0086
Banks, M. (2009). Dados visuais para pesquisa qualitativa [Visual data for qualitative research]. Porto Alegre: Artmed.
Bizarria, F. P. A., Tavares, J. C. S., Brasil, M. V. O., Tassigny, M. M., & Silva, M. A. (2017). O que um filme pode nos ensinar? Estudo observacional e análise do tema sustentabilidade no filme “Os Sem Floresta” [What can a movie teach us? Observational study and analysis of the sustainability theme in the film “Os Sem Floresta”]. Desenvolvimento em Questão, 15(40), 204-229. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.204-229
Champoux, J. E. (1999). Film as a teaching resource. Journal of Management Inquiry, 8(2), 206-217. DOI: https://doi.org/10.1177/105649269982016
Chizzotti, A. (2003). A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios [Qualitative research in human and social sciences: Evolution and challenges]. Braga/Portugal: Revista Portuguesa de Educação 16(2), 221-236.
Chizzotti, A. (2008). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais [Qualitative research in human and social sciences]. Petrópolis: Vozes.
Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2011). Métodos de pesquisa em Administração [Methods of research in the field of Administration]. Porto Alegre: Bookman.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto [Research project: qualitative, quantitative and mixed methods]. Porto Alegre: Artmed.
Demo, P. (2015). Metodologia do conhecimento científico [Methodology of scientific knowledge]. São Paulo: Atlas.
Denzin, N. K. (1989). The research act: A theoretical introduction to sociological methods. Chicago: Aldine Publishing Company.
Denzin, N. K. (2004). Reading film: using films and videos as empirical social science material. In: Flick, U., von Kardorff, E., & Steinke, I. A companion to qualitative research, 237-242. California. Thousand Oaks: Sage Publications.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens [Qualitative research planning: theories and approaches]. Porto Alegre: Artmed.
Fleury, M. T. L. & Sarsur, A. M. (2007). O quadro negro como tela: o uso do filme Nenhum a Menos como recurso de aprendizagem em gestão por competências [The blackboard as a screen: the use of the film Not One Less as a learning resource in competency management]. Rio de Janeiro: CADERNOS EBAPE.BR, 5(1), 1-17. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512007000100004
Flick, U. (2002). Qualitative research: State of the art. Sage Publications, 41(1), 5-24. DOI: https://doi.org/10.1177/0539018402041001001
Flick, U. (2004). Uma introdução à pesquisa qualitativa [An introduction to qualitative research]. Porto Alegre: Bookman.
Flick, U., von Kardoff, E., & Steinke, I. (2004). What is qualitative research? An introduction to the field. In: Flick, U., von Kardorff, E., & Steinke, I. A companion to qualitative research, 3-11. California. Thousand Oaks: Sage Publications.
Freitas, A. D. G. & Leite, N. R. P. (2015). Linguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações [Filmic language: a communication metaphor for discourse analysis in organizations]. São Paulo: Revista de Administração - RAUSP, 50(1), 89-104. DOI: https://doi.org/10.5700/rausp1186
Gil, A. C. (2014). Métodos e técnicas de pesquisa social [Methods and techniques of social research]. São Paulo: Atlas.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades [Introduction to qualitative research and its possibilities]. São Paulo: Revista de Administração de Empresas – RAE, 35(2), 57-63. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
Huczynski, A. & Buchanan, D. (2004). Theory from fiction: a narrative process perspective on the pedagogical use of feature film. Journal of Management Education, 28(6), 707-726. DOI: https://doi.org/10.1177/1052562903262163
Ipiranga, A. S. R. (2007). A narração fílmica no ensino de gestão de pessoas e de comportamento organizacional [Film narration in teaching people management and organizational behavior]. In: Davel, E., Vergara, S. C., & Ghadiri, D. P. (Orgs.) Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem [Administration with art: lived teaching-learning experiences], 81-91. São Paulo: Atlas.
Jones, M. (2014). Researching organizations: The practice of organizational fieldwork. Los Angeles/London/New Delhi/Singapore /Washington DC: SAGE. DOI: https://doi.org/10.4135/9781473919723
Leite, N. R. P., Amaral, I. G., Freitas, A. D. G., & Alvarenga, M. A. (2012). Projetos educacionais e estudos observacionais em análise fílmica: qual o atual status de produção no Brasil? [Educational projects and observational studies in film analysis: what is the current status of production in Brazil?] São Paulo: Revista de Gestão e Projetos – GeP, 3(3), 215-250. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.114
Leite, N. R. P. & Leite F. P. (2007). Um estudo observacional do filme ‘Denise está Chamando’ à luz da Teoria de Ação de Chris Argyris e Donald Schön [Study of the motion picture “Denise Calls Up” focusing on the action theory by Chris Argyris and Donald Schön]. São Paulo: Revista de Gestão da REGE USP, (especial), 77-91.
Leite, N. R. P. & Leite, F. P. (2010). A linguagem fílmica na formação e no fortalecimento de grupos, equipes e times de trabalho: aplicações do estudo observacional [The role of filmic language in the establishment and strengthening of workgroups: observational study applications]. São Paulo: Revista de Gestão – REGE USP, 17(1), 75-97. DOI: https://doi.org/10.5700/rege388
Leite, N. R. P. & Leite F. P. (2012). Protocolo de observações para o processo de coleta e análise de dados oriundos de filmes comerciais, sob a égide dos estudos observacionais no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração [Observation protocol for collecting and analyzing data from commercial films, under the auspices of observational studies in the teaching-learning process and research in management]. (Technical Production.)
Leite, N. R. P., Leite F. P., Gardini, A. P. S., Nishimura, A. T., Silva, C. C., Amaral, I. G., Novaes, J. R. T. C., & Silva, M. A. B. (2017). Processo de ensino-aprendizagem e pesquisa em administração: lições a partir da análise de discursos pedagógicos [Teaching-learning process and management research: lessons from the analysis of pedagogical discourses]. (Research Report.)
Leite, N. R. P., Leite, F. P., Nishimura, A. T. & Cherez, R. L. (2010). Educação tutorial: revitalizando ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração [Tutorial education: revitalizing teaching-learning and research in Management]. Belo Horizonte: Revista de Administração FACES, 9(4), 87-104.
Leite, N. R. P., Nishimura, A. T., Silva, M. A. B., & Santos, E. G. (2021). Análise fílmica em Administração: dos processos de insipiência e incipiência até as elucidações em seus aspectos conceituais, metodológicos e de aplicação [Film analysis in Management: from incipient processes to clarifications in their conceptual, methodological and application aspects]. In preparation.
Loizos, P. (2011). Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa [Video, film and photographs as research documents]. In: Bauer, M. W. & Gaskell, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático [Qualitative research with text, image and sound: a practical manual]. Rio de Janeiro: Vozes.
Matos, F. R. N., Lima, A. C., & Giesbrecht, C. M. (2011). Estudo observacional das relações de poder no filme ‘O Óleo de Lorenzo’ [Observational study of power relations in the film ‘The Oil of Lorenzo’]. Rio de Janeiro: CADERNOS EBAPE.BR, 9(2), artigo 11, 438-449. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000200012
Martins, G. A. & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas [Scientific research methodology for applied social sciences]. São Paulo: Atlas.
Mendonça, J. R. C. & Guimarães, F. P. (2008). Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração [From the board to the "frames": the use of films as a didactic resource in teaching management]. Rio de Janeiro: CADERNOS EBAPE.BR, 6(especial), 1-21. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512008000500003
Minayo, M. C. (Org). (2004). Pesquisa social: teoria, método e criatividade [Social research: theory, method and creativity]. Petrópolis, RJ: Vozes.
Rose, D. (2011). Análise de imagens em movimento [Moving image analysis]. In: Bauer, M. W. & Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático [Qualitative research with text, image and sound: a practical manual]. Rio de Janeiro: Vozes.
Severino, A. J. (2016). Metodologia do trabalho científico [Scientific work methodology]. São Paulo: Cortez.
Silva, A. B. (2010). A fenomenologia como método de pesquisa em estudos organizacionais [Phenomenology as a research method in organizational studies]. In: Godoi, C. K., Bandeira-de-Melo, R., & Silva, A. B. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos [Qualitative research in organizational studies: paradigms, strategies and methods]. São Paulo: Saraiva.
Strauss, A. & Corbin, J. (2008) Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada [Qualitative research: techniques and procedures for the development of grounded theory]. Porto Alegre: Artmed.
Triviños, A. N. S. (2013). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação [Introduction to Social Science research: qualitative research in Education]. São Paulo: Atlas.
Vanoye, F. & Goliot-Lèté, A. (1992). Précis d’analyse filmique [Precise film analysis]. Paris: Éditions Nathan.
Vanoye, F. & Goliot-Lèté, A. (2012). Ensaio sobre análise fílmica [Essay on film analysis]. Campinas, SP: Papirus.
Vergara, S. C. (2007). Arte cenográfica, vídeos, dramatizações e música no ensino de teoria das organizações [Scenographic art, videos, dramatizations and music in teaching organizational theory]. In: DaveL, E., Vergara, S. C., & Ghadiri, D. P. (Orgs.) Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem [Administration with art: lived teaching-learning experiences], 277-286. São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2010). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração [Projects and research reports in Administration]. São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2012). Métodos de pesquisa em Administração [Methods of research in the field of Administration]. São Paulo. Atlas.
Vieira, M. M. F. (2004). Por uma boa pesquisa (qualitativa) em Administração [For good (qualitative) research in management]. In: Vieira, M. M. F. & Zouain, D. M. Pesquisa qualitativa em administração [Qualitative research in Management], 13-28. Rio de Janeiro: FGV.
Yin, R. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos [Case study: planning and methods]. São Paulo: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).