Análise do Comprometimento Organizacional e sua Natureza em Relação aos Funcionários Públicos Municipais
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1280Abstract
O objetivo desse artigo é identificar o tipo de comprometimento organizacional dos colaboradores da prefeitura municipal da cidade de Pitanga no Estado do Paraná, tomando como foco o modelo multidimensional do comprometimento descrito por Meyer e Allen (1990, 1991 e 1993) o qual analisa três fatores do comprometimento organizacional: afetivo, normativo e instrumental. Foi realizada uma pesquisa exploratória, sendo apresentado um diagnostico comparativo entre os fatores do comprometimento. O universo composto por 50 colaboradores efetivos foi pesquisado em sua totalidade. Os resultados apontaram o comprometimento na base afetiva como o mais expressivo entre os fatores analisados com uma média de 3,83 numa escala de 5 pontos, seguido do comprometimento normativo (3,45), ficando o comprometimento na base instrumental com 3,25. As médias obtidas tendem a indicar um nível satisfatório do comprometimento devido a forma de análise proposta para esta escala, observando-se assim um nível adequado de comprometimento organizacional na instituição pesquisada.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).