A FORMAÇÃO DE EXPECTATIVAS SUBJETIVAS E SEUS IMPACTOS NA PERCEPÇÃO DE VALOR DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.132Abstract
Por meio das finanças corporativas, é possível determinar o valor de uma companhia sob a ótica do fluxo de caixa projetado. E toda espécie de projeção reflete as expectativas de determinado indivíduo, expectativas estas que são geradas de acordo com suas percepções. As finanças comportamentais vêm desenvolvendo estudos para entender a maneira como as pessoas formam suas expectativas subjetivas e como tomam decisões sob condições de incerteza. Estes estudos abrem a possibilidade de discussões a respeito da percepção de valor e de que maneira esta percepção pode ser influenciada. O presente trabalho propõe-se a avaliar o valor de uma companhia distribuidora de gás natural sob a ótica das finanças comportamentais. O valor foi calculado por meio de modelos matemáticos de projeção de fluxo de caixa, porém considerando as expectativas de crescimento geradas por meio de entrevistas com profissionais da área de gás natural para diferentes cenários de negócios. A intenção deste trabalho não é chegar a um valor absoluto para a companhia, mas apenas demonstrar os efeitos de mudanças no cenário de negócios e das perspectivas de cada indivíduo. Como resultado, ficou explícito que, no momento de calcular o valor de uma empresa, é necessário utilizar os dois tipos de finanças – a corporativa e a comportamental –, pois, neste estudo, ficou claro que as especulações com as mudanças de cenários podem afetar significativamente o valor de uma empresa. Certamente os acontecimentos negativos ocorridos em função das decisões bolivianas em relação ao gás natural afetaram as expectativas e o valor percebido das companhias deste setor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).