Avaliação das Contribuições do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e a Melhoria da Renda Familiar dos Piscicultores de Blumenau, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1408Abstract
A produção de peixes de água doce em viveiros naturais ou artificiais oferece oportunidades para o desenvolvimento de atividades com fins de recreação, alimentação ou mesmo ecológicas. Blumenau - Santa Catarina comporta atualmente 1,2 mil propriedades rurais sendo que 80% delas têm lagoas que produzem entre aproximadamente 8 toneladas de peixes por hectare. O estudo aqui relatado objetivou avaliar a participação e influência do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF na renda oriunda da piscicultura familiar no município de Blumenau. A pesquisa foi quantitativa quanto à abordagem. Foram enviados questionários a 47 piscicultores inscritos no PRONAF. Os produtores revelam dificuldades relacionadas ao valor do produto e a problemas ocasionados pelo clima. Os resultados do estudo demonstraram que o PRONAF tem alcançado seus objetivos ao proporcionar, na visão dos agricultores que aderiram ao programa, melhoria na qualidade de vida em virtude do aumento da renda familiar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).