Ampliando a Compreensão sobre a Aprendizagem Interorganizacional: Um Estudo em uma Rede do Setor de Serviços
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.187Abstract
O processo de aprendizagem interorganizacional tem se destacado como um dos temas emergentes para o ambiente no qual as organizações encontram-se inseridas, constituindo-se em um importante instrumento na formulação e no desenvolvimento de estratégias para as empresas que atuam na forma de redes. Diante desta perspectiva, o presente trabalho discute como se dá o comportamento de aprendizagem formal e informal entre as organizações integrantes de uma rede horizontal do setor de serviços. Assim, desenvolveu-se um estudo exploratório, de caráter quantitativo e qualitativo, sendo que o método de investigação utilizado foi o estudo de casos múltiplos. Por meio da análise dos dados, percebeu-se que o comportamento de aprendizagem predominante na rede estudada é o informal. No entanto, os gestores pesquisados têm consciência da importância da aprendizagem formal, mas estão enfrentando dificuldades no desenvolvimento de estratégias sistematizadas como uma forma de potencializar a aprendizagem entre as empresas. No estágio atual em que se encontra a rede, torna-se necessária a formalização de algumas práticas de aprendizagem como forma de garantir a manutenção dos relacionamentos ao longo do tempo.
Palavras-chave: aprendizagem interorganizacional, rede, setor serviços.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).