Análise da Relação entre o Preço de Mercado das Ações Ordinárias e as Políticas de Investimento, Financiamento e Dividendos – Um Estudo de Caso da Petrobrás, Cia. Brasileira de Distribuição, Bradesco, British Petroleum, Wall Mart e Citigroup
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.204Abstract
Esta pesquisa analisou se o preço da ação ordinária é imediatamente influenciado pelas políticas de investimento, financiamento e dividendos. Para tanto, foram escolhidas quatro empresas, sendo três nacionais e uma estrangeira, nos segmentos de petróleo, de varejo e bancário. O processo de avaliação consistiu em analisar estatisticamente as séries históricas de preços e os índices históricos representativos das políticas de investimento, financiamento e dividendos. As ferramentas estatísticas de validação utilizadas foram os coeficientes de correlação linear e múltiplo, e o coeficiente de determinação ajustado. O desenvolvimento do trabalho permitiu verificar que, no período de 2000 a 2007, as estratégias financeiras citadas não influenciaram, sobremaneira, os preços das ações no mercado. Fato a destacar foi que a variável representativa da estrutura de capital, na maioria das análises, mostrou coeficientes com sinal contrário ao esperado do ponto de vista teórico, apresentando-se negativamente correlacionada com os preços. A percepção de risco, por parte do investidor, talvez tenha sido a causa dessa anomalia.
Palavras-chave: investimento, alavancagem, dividendos, valor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).