Governança Corporativa e Risco: uma análise durante crises ocorridas na primeira década do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2329Abstract
Neste estudo, analisou-se a relação entre governança corporativa e risco em empresas brasileiras de capital aberto em períodos de crise e de não crise, no período de 2000 a 2009. Tal período foi segmentado em três subperíodos: crises locais (2000-2002); não crise (2003-2007); e crise global (2008-2009). Inicialmente, desenvolveu-se um índice de qualidade da governança através da abordagem análise de componentes principais. Em seguida, foi utilizado o modelo de regressão em painel, para investigar a relação entre o índice de governança construído e os aspectos de risco no contexto brasileiro. Trabalhou-se com os seguintes indicadores para risco: beta e custo médio ponderado de capital. Como resultados principais, constatou-se que as medidas de risco não apresentaram relação significativa com o índice de governança. Exceção se faz para o beta em algumas especificações. Ressalta-se que as variáveis dummies para crise absorveram de forma coerente o movimento das medidas de risco no período.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).