A Diferenciação no Processo de Posicionamento de Marketing e o Setor de Turismo
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol26n76.25Abstract
A abordagem da diferenciação para a definição de um posicionamento estratégico de marketing foi tratada neste estudo com enfoque no setor turístico. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar os diferenciais empregados no processo de posicionamento de marketing de agências de viagem da cidade de São Paulo, como forma de alcance de vantagem competitiva em relação à concorrência. Por meio de uma pesquisa exploratória com abordagem de múltiplos casos, foram feitas entrevistas em cinco agências de viagem com características diferenciadas por porte e tempo de atividade no mercado. Foram entrevistados executivos responsáveis pelas atividades de marketing devido à sua visão estratégica da atuação da agência de viagem. Cada empresa descreveu os procedimentos habitualmente adotados e fez uma comparação de sua postura com a supostamente adotada pela concorrência, procurando destacar alguns aspectos em que julgou apresentar um diferencial competitivo. O tratamento dos dados foi de caráter qualitativo, por meio de uma análise de conteúdo. Em função dos diferenciais declarados, foi possível identificar a imagem que, atualmente, tais empresas consideram ter perante o mercado efetivo e/ou potencial, como também a imagem que pretendem ter futuramente. Foi apresentada uma visão geral dos procedimentos adotados no processo de posicionamento e o papel estratégico da diferenciação neste contexto.
Palavras-chave: diferenciação, posicionamento de marketing, agências de viagem, serviços turísticos.
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